Hoje, na aula de docência orientada, na graduação, eu, a professora, meu colega de Mestrado e os alunos conversamos sobre blogs. Alguns alunos do terceiro semestre de Jornalismo disseram que desconfiam das informações publicadas em blogs. A primeira coisa que falaram foi que é difícil de confiar nos conteúdos publicados por blogs. É claro que outras opiniões diferentes surgiram.
O que me surpreendeu, no entanto, foi o fato de alguns alunos terem dito que o jornalismo, para ter credibilidade e confiabilidade, deve estar atrelado a alguma instituição. Posso estar enganada, mas notei que eles não costumam muito entrar em blogs jornalísticos.
Acho normal esta desconfiança deles; ainda mais neste momento em que o diploma está sendo discutido. Estar consciente de que qualquer pessoa pode criar um blog e publicar conteúdo jornalístico pode ser angustiante.
Afinal, nem tudo pode ser classificado como notícia vide a ilustração acima, hehe.
Neste cenário, é impossível não refletir sobre o papel do jornalista nestes novos tempos. Minha orientadora, que ministra a disciplina, lembrou uma frase que sempre é importante citar nestes tempos confusos: "O jornalismo se tornou maior que os jornalistas". Sim, meus caros.
É claro que nós, jornalistas, temos nosso papel no mundo. Mas, com toda certeza, nossa competência pode estar na corda bamba. Qual é a nossa missão agora?
Plágio - E por falar em blogs, Pedro Doria relata hoje em seu blog um caso de plágio de uma colunita do New York Times. Ela simplesmente copiou e colou um parágrafo de um blogueiro e colocou em sua coluna. Acabou sendo desmascarada e teve de pedir desculpas. No momento em que a grande imprensa dos EUA tenta explicar por que é melhor do que blogs, pega mal uma das vozes mais importantes do jornal mais importante copiar blogs sem dar crédito, diz Doria no post.
É...
O que me surpreendeu, no entanto, foi o fato de alguns alunos terem dito que o jornalismo, para ter credibilidade e confiabilidade, deve estar atrelado a alguma instituição. Posso estar enganada, mas notei que eles não costumam muito entrar em blogs jornalísticos.
Acho normal esta desconfiança deles; ainda mais neste momento em que o diploma está sendo discutido. Estar consciente de que qualquer pessoa pode criar um blog e publicar conteúdo jornalístico pode ser angustiante.
Afinal, nem tudo pode ser classificado como notícia vide a ilustração acima, hehe.
Neste cenário, é impossível não refletir sobre o papel do jornalista nestes novos tempos. Minha orientadora, que ministra a disciplina, lembrou uma frase que sempre é importante citar nestes tempos confusos: "O jornalismo se tornou maior que os jornalistas". Sim, meus caros.
É claro que nós, jornalistas, temos nosso papel no mundo. Mas, com toda certeza, nossa competência pode estar na corda bamba. Qual é a nossa missão agora?
Plágio - E por falar em blogs, Pedro Doria relata hoje em seu blog um caso de plágio de uma colunita do New York Times. Ela simplesmente copiou e colou um parágrafo de um blogueiro e colocou em sua coluna. Acabou sendo desmascarada e teve de pedir desculpas. No momento em que a grande imprensa dos EUA tenta explicar por que é melhor do que blogs, pega mal uma das vozes mais importantes do jornal mais importante copiar blogs sem dar crédito, diz Doria no post.
É...
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ResponderExcluirPois é, Sil. Eu entrei no Mestrado com a preocupação de entender o que estaria acontecendo com o jornalismo enquanto campo institucional para se resguardar em um ambiente em que todos podem produzir conteúdo e onde o papel do leitor se confunde com o do jornalista cada vez mais. Eu tinha uma desconfiança e um medo até meio corporativo desse cenário, dessa falta de controle, Afinal, parecia que nossa profissão perderia a razão de ser. Hoje, com as leituras e a observação mais atenta dos fenômenos, começo a acreditar que não tem volta. É uma nova era que vem por aí, mais democrática (esperamos que seja), mais participativa, e que talvez transforme muitos papéis, inclusive dos jornalistas. Podemos sair fortalecidos dessa!Ou melhor, a sociedade sairá fortalecida!
ResponderExcluircertamente o jornalismo esta em questão assim como todas as profissoes e seus espaços cativos. também aquei o consumidor de noticias é tam bem produtor de mensagens, de imagens.As mensagens assim como as mercadorias vem junto com seus mundos,Comunicamos modos de vida, modosde viver..Não é por nada que as empresas capitalistas investem mais da metade de seus lucros em marketin,mensagens, símbolos propaganda para criar um espaço, um ambiente cultural e a mercadoria dentro deste mundo. Potanto Sil vamos `a luta e vamos também , com os blogs ,criar modos de vida que mobilizem as subjetividades humanas para a resistência e a autonomia
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