segunda-feira, 22 de junho de 2009

Animação nada animada


Fui ver Valsa com Bashir, que está em cartaz em Santa Maria. Excelente documentário, em animação, do israelense Ari Folman, sobre a guerra do Líbano em 1982. O fato de ser uma animação não ameniza o conteúdo violento do filme. Interessante, informativo, histórico, belo, sensível... e triste, pesado, dramático, revoltante.
Além de contar histórias da guerra do Líbano pouco conhecidas, por mim, pelo menos, o filme mostra interessantes diálogos sobre a memória e como ela opera em situações traumáticas como uma guerra.
Ótimo filme. Vale a pena.

Coisinhas lamentáveis: 1-Tive que ver uma propaganda da Ulbra antes do filme iniciar. 2- Só porque havia quatro pessoas na sessão das 17h15, o responsável pela projeção desligou o aparelho mal começou os créditos finais do filme. Que pressa, heim. Falta de respeito com os clientes. Já chega a pipoca ruim e cara.

5 comentários:

  1. Filmes bons, que ficam menos de uma semana quase em cartaz. Claro, Santa Maria não tem público pra filmes que, de alguma maneira, incomodam as pessoas. Massacre de palestinos? Ah, isso aí tá todo mundo cansado de ver na tv, pra que ir ao cinema? tsc,tsc.

    ResponderExcluir
  2. Acho que nessa sexta feira abre as salas de cinema do plazza. Não faço nem idéia dos filmes que estarão em cartaz, mas deve sair alguma coisa na grande imprensa. Espero que sejam salas boas.

    ResponderExcluir
  3. Sim, as salas devem ser boas. O ridículo é que vão estrear os mesmos filmes que estão agora no SM Shopping. Dãã...

    ResponderExcluir
  4. Silvana querida. Sabe que me achei curiosa a informação no teu blog sobre o filme "Valsa com Bashir". Isso porque nunca acreditei que um filme como esses passaria em Santa Maria. Fiquei realmente surpreendida. O filme entrou no Oscar, teve prêmios, mas é uma produção independente de respeito... Então, a partir do que tu blogou, fui ver o filme. O resultado foi inevitável. Não me aguentei e fiz um texto sobre este filme que foi a mais grata surpresa que Santa Maria me deu este ano, depois do Fetism! dá uma olhada no meu texto: www.myspace.com/svilova. bissus!
    PS: acredito que os novos cinemas teråo uma SALA ESPECIAL DE CINEMA (como há, no mundo inteiro, salas admnistradas pelo poder público. Se ficar nas mãos da prefeitura, que seja democrática e que mostre cinema de qualidade! Espero que este seja o caráter da sala, porque se não for, vai virar ...

    ResponderExcluir
  5. Texto genial, Carol. Falas com muita propriedade sobre o assunto. Gostei muito da tua análise!

    ResponderExcluir