segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A novela e suas segundas intenções

Eu já escrevi neste blog sobre a atual novela da Globo. Pois acabei de ler um texto muito interessante no blog do Azenha sobre a próxima novela das oito, Viver a Vida, escrita por Manoel Carlos (aquele que sempre traz uma protogonista chamada Helena...dããã). O texto do blog diz que uma das ideias da novela é acompanhar as notícias veiculadas no Jornal Nacional e fazer os personagens comentarem os escândalos políticos, por exemplo. A Globo já vinha fazendo isso em outras novelas. Segundo Manoel Carlos (foto), vai ser uma novela quase ao vivo, em tempo real e muito "realista".
A atriz Camila Morgado vai interpretar uma comentarista de economia (ai, ai, ai, que conveniente para certos propósitos) e já foi avisada pelo escritor que poderá até entrar ao vivo se alguma coisa grave ocorrer no mundo real. Ela sabe disso: pode ser chamada se acontecer uma coisa muito grave na economia, declarou Manoel Carlos. Parece que está torcendo para que algo muito grave ocorra na economia brasileira. Seria cômico se não fosse trágico.
Sério, isso dá medo. Tudo bem que telenovela é um gênero aberto e que os capítulos são gravados quase que na hora de ir ao ar para a novela ter uma correspondência com a realidade, mas isso que a Globo vai fazer já é demais. As pessoas vão ver o Jornal Nacional e depois continuar assistindo a um jornal-novela. É isso? Teremos que assistir aos personagens de uma novela falando de política, de economia, vomitando suas opiniões sobre coisas que acontecem na vida real??
Isso é sinistro. A novela será usada para difundir as opiniões e ideias da Rede Globo? Eu critiquei a Gloria Perez pelas sua loucuras, mas se essa nova novela for de caráter tão política, eu vou querer o mundinho da Índia de volta.

3 comentários:

  1. Silvana,
    O que esperar de Manuel Carlos e suas Helenas...Penso que pode ocorrer algo muito curioso: a novela falar dos temas que os espanhóis chamam de 'duros', isto é, política e economia, o noticiário mais sério, e os telejornais da Globo cairem no "infotenimento". Isso já tem acontecido no Fantástico, no Jornal Hoje e o Jornal Nacional tem vários exemplos. Essa fronteira entre informação e entretenimento está cada vez mais tênue. Temos,pelo menos, dois problemas: telespectador desavisado confundindo a realidade e jornalismo de má qualidade. Entretenimento ruim ...isso a Globo já nos oferece aos montes com novelas, Faustão, Video Show, Toma lá da cá.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa tua contribuição, Maurício. Tudo bem, a novela deve ser verossímil, mas o problema é o uso que se faz da novela, com segundas intenções. As pessoas gostam de ver o noticiário e depois a novela. E agora a novela vai levantar bandeiras políticas? Preferia que ficasse só no entretenimento mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Silvana, a Globo vai tentar reafirmar o papel de formadora de opinião e tem a pretensão de fazer a cabeça dos telespectadores em vista nas eleições 2010. Ela esqueceu o fiasco da última eleição! Mas em todo caso é, no mínimo, desagradável. Depois das notícias e outras tantas mediocridades, a gente quer esquecer a realidade e acompanhar uma boa história (nem tão boa geralmente) mas, enfim, desligar da realidade. Para mim é isso: fico catando alguma cena bem interpretada, porque gosto de bons atores e quero "desligar". Se a novela vai ser isso que dizes, Tô fora!. E teimo em acreditar que a multidão de telespectadores já não acredita nas armações da Globo.Tereza

    ResponderExcluir