quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Doc Macondo

O Macondo em documentário. Já tinha visto na Internet, mas ontem fui no Macondo conferir o lançamento oficial do documentário que conta um pouco da história e da proposta do bar que já tem cinco anos de existência. Acho que o resultado final ficou legal. Tem bons depoimentos e dá um panorama interessante sobre o Macondo como bar, como casa noturna e como espaço cultural. Sim, o mérito do documentário é abordar esses diferentes lados do Macondo: não é somente um barzinho, mas um lugar que traz boas bandas, que se abre para outras manifestações artísticas como teatro e bazar, que está integrado com outras Casas e projetos, como o Macondo Circus, e que tem uma sala de exposições, a Dobradiça.
No entanto, é uma pena que tudo isso teve que passar meio resumidão, rápido demais. É óbvio que seria complicado aprofundar mais, até porque se optou por fazer um vídeo de 15 minutos. Quanto às imagens, muitas fotos, e senti falta de mais material de arquivo do Macondo antigo, por exemplo. Também não há imagens externas do bar. E as entrevistas clamavam por inserts que muitas vezes não vieram. Quando o Fernando fala do Macondo Antigo e das janelas, caberia bem umas imagens do local. Se não havia tais imagens...uma pena. O Jeferson fala da primeira edição do Macondo Circus e aparece imagem da última. Aliás, só apareceram imagens da última edição e só das bandas, muito pouco do público.
Os depoimentos foram bons, mas poderiam ter ouvido algum frequentador do bar, algum músico das várias bandas mostradas no vídeo. Aliás, notei que uma das preocupações da produção foi mostrar diversas bandas de fora de Santa Maria que tocaram no Macondo. Apanhador Só apareceu duas vezes no vídeo.
Gostei muito das imagens das intervenções artísticas e da Dobradiça. Ficou realmente muito bom!
É um bom vídeo institucional, mas bem tradicional quanto à linguagem e narrativa.
Meus parabéns a equipe de produção.
Para quem quiser assistir ao doc, clique aqui.

2 comentários:

  1. Oi Silvana, legal teu comentário.
    Nós tivemos dificuldade em reunir material antigo do macondo que tivesse condições de contar a história que nos propomos a contar. Existiam muitas imagens soltas, muitas fotos soltas, de muitos eventos que ocorreram dentro da casa.
    O exercício de síntese foi intenso. Uma vez que acabamos gravando 4 horas de imagens de depoimentos, onde muitos temas foram abordados.
    Afinal depois de cinco anos como tu bem disseste, é difícil deixar de dizer tantas coisas que aconteceram dentro da história do Macondo.
    Enfim tudo fez parte de um exercício de produção coletiva.
    Gravamos o material, passamos para o computador, recortamos as partes mais importantes, encontramos imagens que pudéssem ilustrar cada capítulo. Quando o Fernando fala do macondo antigo, das janelas, a imagem que aparece na sequencia é justamente da janela do bar. De fora para dentro. Poderíamos juntar mais imagens. Provavelmente seriam redundantes. Somariam mais 3 ou 4 segundos de vídeo. Somados a outros 4 ou 5 de outro lado, e temos um longa metragem.
    É uma balança constante entre passar a informação, ser dinâmico, manter a atenção do público, jogar com imagem, som, música.
    O Jeferson fala da primeira edição, e inserimos uma imagens das últimas. Porque o material das primeiras edições não estava tão bom quanto. Poucas imagens de público. Exato. A reunião de material, dispôr de tantas imagens nem sempre é tão fácil, enfim.
    Com as condições, pessoal, e tempo que dispomos para produzir o "movimento" do documentário, produção do website, inclusão do material e disseminação na rede, inscrição no SMVC, lançamento com transmissão pela rede, acredito que fizemos um BOM trabalho.
    Gracias por teus comentários. É sempre bom ouvir percepções de todos e poder trocar estas idéias abertamente entre todos.

    vou linkar este post ao nosso blog, ok ?

    um abraço.

    Fernando Krum.

    ResponderExcluir
  2. Fernando. Obrigada pelo teu comentário. Com certeza vocês fizeram um bom trabalho. E realmente, disponibilizar o documentário na Internet para que todos possam ver foi uma iniciativa muito legal mesmo...Parabenizo novamente vocês pelo trabalho que tiveram de compilar isso tudo para produzir um documentário importante para o Macondo, seu público e para a cena cultural de SM.

    ResponderExcluir