segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Gracias a la Mercedes

Em 14 de junho de 2008, todo mundo aqui de casa não pensou duas vezes: nos mandamos para Cachoeira do Sul para assistirmos ao show de Mercedes Sosa. Não poderíamos perder de ouvir uma das mais belas vozes da música latino-americana e de ver uma mulher que lutou bravamente contra a intolerância de seu país.
E valeu muito a pena. A foto ao lado é do dia do show, quando se apresentou no Festival Vigília da Canção Gaúcha. Mercedes já estava meio debilitada fisicamente, com dificuldades para caminhar, mas como cantou...nossa...como cantou...
Suas músicas tocam fundo na alma da gente. Dá vontade de chorar ouvindo "Gracias a la Vida", "Sólo le pido a Dios", "Años".
Obrigada, Mercedes...

Sólo le pido a Dios
Que la guerra no me sea indiferente,
Es un monstruo grande y pisa fuerte
Toda la pobre inocencia de la gente

4 comentários:

  1. Uma artista, uma Mulher, uma cantora dessas que que não se conhece mais, perdeu-se a forma. Ícone musical e político. Para muitos um marco na infância e uma lembrança boa para toda a vida.

    "Duerme Negrito" é lareira e pelego pra mim.

    ResponderExcluir
  2. um corpo que se manifesta pela voz vibrante ,emocionada, comovente e nesta voz, o mundo: para que a injustiça, a guerra não me seja indiferente. Principalmente a guerra do cotidiano que estraçalha a vida toda ,e de tanto vê-la e ouvi-la nos acostumamos e ficamos em silêncio."Te vas MERCEDES, CON TU SILEDAD. QUE POEMAS NUEVOS FUISTE A BUSCAR?

    ResponderExcluir
  3. Chorei muito. Conheci canções da Mercedes na década de 70. Em plena ditadura.Acompanhamos as histórias dos diversos exílios: músicos,políticos, educadores, como Paulo Freire. Essas pessoas fizeram parte das referências de nossa geração, daqueles que não se conformavam com as ditaduras, dos que queriam transformações sociais e liberdade. Mercedes era uma de nossas vozes. Sua voz era forte, vibrante e combinava com a força das letras, verdadeiros hinos à liberdade, à solidariedade. O corpo parou mas a voz e o grito por liberdade não se apagarão tão cedo. Bela voz, bela mulher, belo ser humano, desses que dignificam a humanidade. Mercedes vive em milhares de corações no mundo inteiro.Mas estou triste sim!

    ResponderExcluir
  4. Que inveja!!! Nunca a assisti...
    Realmente uma grande mulher, uma grande voz!

    ResponderExcluir