segunda-feira, 12 de outubro de 2009

ondinha sertaneja?

O Diário de SM dedicou a revista Mix do final de semana a Victor e Leo. Febrezinha do momento. Já faziam sucesso, mas a Globo deu uma mãozinha ao colocar as músicas nas novelas. Sertanejo Universitário? Não sei daonde que tiraram essa denominação. Como se o principal público fosse o universitário. Como se a palavra "universitário" desse um status maior ao sertanejo, definisse o estilo...É sertanejo ou não é?? É universitário porque é um sertanejo mais pop executado por uma dupla que não canta de chapéu e bota? Não sei...é óbvio que eles são completamente diferentes daquele sertanejo Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano e afins.
Não vou negar que até gosto de algumas músicas de Victor e Leo. A mãe até comprou um CD. As melodias são agradáveis ao ouvido. Letrinhas simples, algumas até furrecas, estranhíssimas. "Borboletas sempre voltam" ???? Verdade, Alice?
"Numa noite estranha a gente se estranha e fica mal". Nossa, essa é bem estranha mesmo, tudo muito estranho. Mas a melhor de todas, da mesma música até é quando a letra diz: "Sei que estou amando mas ainda não sei quem..." Doideira isso! Pode acontecer da gente amar alguém que a gente ainda não sabe quem é,oras!! hahaha. Vai ver é uma pessoa tri confusa.
As músicas ficaram tão famosas que todas as duplas que tocam em barzinhos de SM incorporaram alguma canção de Victor e Leo no repertório. Até bandas de rock surpreendem o público ao tocar as músicas da dupla.
Sei lá...

4 comentários:

  1. Sertanejo universitário? Forró unversitário?
    Detesto estes rótulos. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. É universitário por que razão? Eles são universitários? O público é universitário? Ou o conteúdo é mais 'alta cultura', como nos padrões frankfurtianos, e por isso merece uma denominação diferenciada da baixa cultura? Não! Definitavamente não.
    Não dá para negar que eles deixaram o estilo mais comercial. Por ser comercial, não quer dizer universitário, mas mainstrean! Ou Madonna é pop universitário? Michael Jackson é música para universitários? U2 é universitário?
    Críticos têm a tendência a colocar rótulos para tentar comparar uma produto cultural a outro, para dar um sentido, para ajudar o público a tentar identificar antes de comprar/consumir. Não nego que também adorava rotular as coisas. Mas acho que isso não leva a nada. As pessoas criam seus conceitos. No final das contas, o que interessa mesmo é se é bom ou ruim, vale ou não vale a pena, é bem feito ou não, faz parte do tipo de música que a pessoa aprecia ou não, acrescenta algo ou não. E para todas essas perguntas minha resposta é NÃO. Detesto essa duplinha, assim como todas as outras. É sertanojo de qualquer forma, mesmo sendo menos tosco, menos clichê. É um produto cultural pré-fabricado com a finalidade de empurrar música ruim, chata e sem sentido para os jovens. Chega disso. Ouçam rock! Jovem não merece escutar esse tipo de música sem graça.

    ResponderExcluir
  2. Sertanejo "universitário". Essa é boa. É como se fosse um artigo, um ensaio, algo assim?

    ResponderExcluir
  3. Maurício...tua análise é interessante. Realmente, este "universitário" é um rótulo ridículo que disfarça o apelo comercial. Mas aí caímos nas velhas armadilhas: como explicar que tantas e tantas pessoas gostem da música de Victor e Leo? Eu mesmo saio cantarolando. É curioso. Doideira. Difícil de explicar de modo muito racional.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do comentário do Maurício. Mas,porém, contudo, todavia....acho temerário afirmar "Ouçam rock" como se só isso fosse realmente bom de ouvir...Enfim...

    ResponderExcluir