terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A saga do avc e o mistério do forame oval

Como muitas pessoas já sabem, depois que tive um breve AVC, fui a médicos para investigar as razões do "acidente". Meu neurologista é muito competente. Uma pessoa obstinada. Foi ele que me mandou fazer vááááááááários exames, como vocês podem ver abaixo. Foi uma verdadeira investigação por todos os anticorpos, artérias e substâncias do meu sanguezinho. Mas meu sangue está em perfeita condições vistos os bons resultados dos meus exames. Meu neuro também me encaminhou para um hematologista e um cardiologista. Todos muito fofos....superprofissionais. Sim, eu tenho uma verdadeira junta médica porque tem mais o meu irmão, Pedro, que eu consulto toda hora.
Amanhã, vou numa consulta médica em Porto Alegre. Eu preciso investigar o meu "forame oval patente", hahaha. É um nome engraçado. Este forame é uma aberturinha ridícula que tem entre duas cavidades do meu coração. Não é grave, pois 25% das pessoas tem isso. Mesmo assim, os médicos fazem questão de investigar. É bom que estou com médicos muito sérios e atenciosos.

Listei abaixo os exames que eu fiz desde que se iniciou a saga investigatória do AVC da Silvana. Cada vez que eu ia ao médico, mais exames eram solicitados. Um saco! Virei frequentadora assídua do Labimed.
Eu não fazia idéia que o sangue tem tantas coisinhas a serem medidas e quantificadas. É complexo demais pra minha cabeça.
Exames:

Cérebro
-ressonância magnética

Coração
-Eletrocardiograma
-raio x do tórax
-Ecocardiograma transesofágico (resultado: forame oval patente)

Sangue
-hepatite B-Anticorpos Anti HBS
-hepatite c- anticoropos anti HCV
-VHS
-VDRL
-Proteina C
-Proteina S
-Hepatite B - antígeno de superficie
-Hemograma (homoglobina, eritrocito, hematocrito, plaquetas)
-Leucograma (leucocitos, neutrofilos, bastonetes, linfocitos, monocitos
-Trasaminase oxalacetica
-Transaminase piruvica
-TSH ultrasensível
-Tiroxina livre
-Colesterol
-Colesterol HDL
-Triglicerídios
-Creatinina
-Ureia
-FAN - pesquisa de auto-anticorpo
-Glicose
-Anticorpo anti-peroxidase tireoidiana
-Ácido fólico
-Cardiolipina - anticorpos IgG
-Anticorpo anti-trombina III
-Vitamina B12
-Eletroforese de hemoglobina
-Eletroforese de proteínas
-Fator V de Leyden
-Pesquisa de mutação de protombina

Pois é...tem umas coisas do além nessa lista...Mas todos deram normais, com exceção de um que controla um anticorpo da tireóide. Blé. Aliás, estou muito bem.
Fazer o que...tem que ter paciência...

21 comentários:

  1. Noooossa, ainda bem que levas numa boa. Eu já estaria stressada com tantos exames. Mas segues a Porto Alegre amanhã, para mais um exame. Te cuida, bom exame e bom retorno. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Calma, Sil.
    São coisas da vida, tens que enfrentar.
    E quanto à Tireóide, é fácil de conviver.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Só isso, Sil????? hehehehehe.. bjs e boa sorte. Ah, e na carona já respondo a comentário da dona Teresa, em post mais abaixo, sobre "alta costura": - dona Teresa, e isso vale para toooodo mundo, aprendi na vida que não se deve levar muito em consideração a opinião de terceiros sobre gente que a gente não conhece, muito menos convive. Pode levar um choque. E até gostar. Hehehehehehe. Pena que o ser humano, como regra, não segue isso. E, por isso, os pré-julgamentos não raro equivocados.

    ResponderExcluir
  4. pelos resultados dos exames passa de ano.

    bom 2100 anos

    ResponderExcluir
  5. Faltou o eco de carótidas também!!!!! Por azar tb deu normal.Vaso ruim não quebra!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhhhh, guria! Nem te queixa... ter episódios neurológicos inexplicáveis é coisa de família! =P Como diz o Pedro, vaso ruim não quebra... mas trinca!!!
    Vais ver, não vai se repetir!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Vai dar tudo certo, como diria o pastor Ozéias...

    ResponderExcluir
  8. Silzinha-inha. A gente até tá bem, pensa: Pelúcia tem um tumor (benigno, mas é tumor) na hipófise, eu produzo minério via rins e sou hipoglicêmica, e tu, só tem o tal do forevis oval pendente. rsrsrsr. Tamo bem! Vai vê só, in future, as muié vão tá tudo morrendo de câncer e nós,indo no Macondo.Há!

    ResponderExcluir
  9. Hahaha...credo...que trio...tu produz minério via rins? isso é sinistro. Mas estamos bem, sim. é o que importa

    ResponderExcluir
  10. É...excesso de minerais nos rins, cálculo renal. Dóóiii!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sil!!!
    Fiquei sabendo do teu "probleminha de saúde"sem querer!!Que bom que és forte!!!
    E já está tudo sob controle.
    Bju
    Rochele

    ResponderExcluir
  12. Roseli

    Sil como é chamada, também tive um AVC em 30.11.2009, fiz todos esses exames ai da tua lista, chegamos ao FOP (forame oval patente), mas vamos em frente com forame ou sem forame, estou sob medicamentos até agora e aguardando um posição para cirurgia de fechamento do FOP que começa em março do ano que vem, com protese especifica pra forame

    ResponderExcluir
  13. Oi Roseli. Eu ainda não marque a cirurgia, mas pretendo fazê-la no primeiro semestre do próximo ano. Vou fazer por prevenção mesmo porque o FOP é uma das possíveis causas do AVC que tive. Espero que você esteja bem. Que pena que não deixou nenhum contato pra gente se falar melhor.

    ResponderExcluir
  14. Silvana oi sou a roseli meu email é roselibauer@hotmail.com me adiciona pra gente se falar melhor

    ResponderExcluir
  15. em dezembro de 2010 descobri que minha filhinha de 2 anos tem forame oval patente,nao entendia nada...ainda bem que a medicina avança!!!!Temos que confiar em Deus e tudo vai dar certo!!!! landia
    add:landiasinop@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Gostaria muito de conversar c pessoas q estao passando ou ja passaram por esse problema Fop.

    ResponderExcluir
  17. Olá, boa noite
    Estive na mesma tortura, fiz até mais exames(arteriografia cerebral, angiografia cerebral, angiografia do vasos arteriais, liquor da medúla e outros..)Não sei aonde achei força, mas consegui e agora vou para uma cirurgia cardiaca.Como pode um dia estar bem e outro não. Precisamos de força.
    Um abraço
    Andréa

    ResponderExcluir
  18. Olá...eu tive AIT devido ao FOP...terei que tomar AAS para sempre talvez...
    Por favor, poderia me dizer se você fez a cirurgia ou se está tomando remédio?
    Abraços,
    Andréia

    ResponderExcluir
  19. oi Andreia. Então, o FOP pode ter sido uma das causas, mas não é comprovado se foi isso que causou o meu AVC. No teu caso, tens certeza que foi por causa disso? Eu não fiz o procedimento de fechamento do FOP porque o IPE, meu convenio médico, não autorizou. Estou só tomando AAS, e como tu, para sempre. Abraço

    ResponderExcluir
  20. Sim, o Dr fechou dissw que fechou o diagnostico apos variossss exames...descobriu-se atraves do doppler trsnscraniano com microbolhas...
    Nossa estou bem chateada e abalada...
    E vc, tem sentido algo tonando AAS? Teve mais alguma coisa?
    Desculpe perguntar tanto, mas precisava compartilhar isso com alguem mais jovem que teve algo similar...abs Andreia

    ResponderExcluir
  21. Oi Sil! Estou na mesmíssima situação que você, não fechei o "forevis oval pendente" e estou só no AAS. Me sinto segura assim, mas agora estou querendo engravidar e o dilema do fechamento voltou a me rondar... Você só náo fez ainda por causa do convênio ou não pretende fazer mesmo? Beijos! Força na peruca e vida que segue!

    ResponderExcluir