quinta-feira, 27 de maio de 2010

discursos...

Essa semana participei de um curso de Análise do Discurso com a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, Márcia Benetti. Foi muito interessante. Entre as discussões sobre AD e discurso, a professora mostrou capas da revista Veja. As capas dessa revista são sempre muito fortes, diretas, explícitas, chamativas. Muitas contêm recursos intertextuais, palavras que remetem a discursos do nosso imaginário, ideologia, memória coletiva.

Pois Benetti comentou a capa dessa semana intitulada "A confissão da Bruxa". Estampada está a famosa procuradora acusada de espancar uma menina de três anos que estava sob sua guarda. Foi uma história meio chocante mesmo. Embaixo da imagem da procuradora, estão os olhos da vítima, inchados de pancadas.
Que capa, heim. Realmente, essa mulher traz as marcas de uma bruxa: os cabelos compridos e desgrenhados, o óculos, os brincos grandes. Mas mais que isso: os atos relacionados a imagem dessa mulher. Bruxas assustam, são malvadas, maltratam crianças; no caso específico, a bruxa bateu, machucou mesmo.
E o olhar dela..."hahaha...eu sou má. Chamei a menina de cachorra mesmo".
Os atos bárbaros dessa louca contra uma criança e sua estética cabelo desgrenhado fizeram com que fosse nomeada publicamente de bruxa.

Enfim, foi muito bom estudar os discursos, os interdiscursos e tentar desvendar alguns segredos da linguagem.

Um comentário:

  1. Essa palestra deve ter sido o máximo. Adoraria ter participado.

    E essa capa estava assustadora (como o fato em si)

    Beijo,

    ResponderExcluir