segunda-feira, 3 de maio de 2010

Feira do livro alagadinha

Apesar da forte chuva e alagamentos isolados, como se pode ver na fotografia, foi interessante o bate-papo com Moacyr Scliar na noite dessa segunda-feira, no Livro Livre.

O escritor falou sobre seu novo livro "Uma nova paixão solitária" e conversou sobre diversos outros assuntos como o novo acordo ortográfico que, na opinião dele, envolve uma questão de poder. Na opinião de Scliar, o acordo deveria ter sido mais radical, decretando, por exemplo, o fim da crase. "A crase foi feita para humilhar aqueles que não sabem usá-la que são quase 90% da população".

O autor de Um Centauro no Jardim e a A Mulher que escreveu a Bíblia (os dois livros dele que eu li e amei) disse ainda que não acredita no fim dos livros, mesmo com o avanço das novas tecnologias. Falou até que a Academia Brasileira de Letras, à qual pertence, está se modernizando, lançando um concurso de contos pelo Twitter. O concurso já tem três mil candidatos.

Perguntado sobre sua opção pela Medicina, contou que resolveu ser médico porque tinha medo de doenças. "Minha profissão me inspira. Como médico, aprendi muito com os seres humanos; quando a pessoa está doente, ela se mostra como é, as máscaras caem; é um mergulho na condição humana".

Mesmo com a chuva e a fragilidade das lonas da Feira, o público compareceu, participou, perguntou...

2 comentários:

  1. oi sil, muito bom poder acompanhar eventos da feira pelo teu blog...
    opiniãozinha minha- não dá pra por umas fotos com imagens mais aproximadas dos palestrantes, ou de ícones da feira ou...sei lá, com planos não tão afastados? hihih

    ResponderExcluir
  2. Dá sim...é que eu quis pegar a água nessa foto e também fiquei com preguiça de ir mais pra frente pra tirar uma mais de perto. Não imaginei que alguém iria querer ver a cara do Scliar, haha. Mas valeu pela sugestão.

    ResponderExcluir