sexta-feira, 14 de maio de 2010

vacina errada

Por favor!!
A prefeitura conseguiu dar vacina errada para 500 pessoas...
mas o que é isso...eu não entendo como uma coisa dessas pode acontecer...achei que havia uma organização mínima...
E no Diário ainda consta que nas unidades móveis de saúde, é costume não fazer cadastro das pessoas que se vacinam... por isso, a Secretaria de Saúde não faz ideia das pessoas que foram lá e pede pra que estas procurem atendimento para receber a dose correta...
inacreditável!

8 comentários:

  1. Oi Silvana! Teu Blog é referência.

    Olha, fico pensando...
    Se erros assim, em plena era da informação, são cometidos e vêm à tona, imagina a que outros erros nós, o povo, estamos sujeitos?! Quem erra uma fórmula de vacinação em massa, seja por deficiência no planejamento logístico de distribuição, seja no desconhecimento sobre a formulação do produto que está sendo coletivamente ministrado, é capaz de cometer erros irreparáveis que comprometam a saúde e a integridade física dos cidadãos... Ou não?

    Abraços

    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. É Marcelo. Ficam estas dúvidas...Na verdade, a gente tem que confiar nos serviços públicos para as coisas funcionarem. Confiar que os recursos estão sendo bem administrados, que cheguem ao seu destino, confiar que existam pessoas comprometidas com a boa prestação de serviços...e existem pessoas sérias e competentes na administração, mas também existem os irresponsáveis e displicentes.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Silvana,
    Tenho me questionado sobre essa história das vacinas. Fiquei intrigado como que ninguém que estava no posto ou na unidade móvel que cometeram o erro não viu os desenhos de como a vacina devia ser preparada. Se não quer ler, podia 'ler' os desenhos, que também é uma forma de leitura.
    É um absurdo que ninguém tenha se dado conta antes do término do dia. Se eram dois componentes e só um foi usado, o que fizeram com o segundo? Ninguém viu a caixa com um monte de doses sobrando?
    Não é o erro de uma pessoa só. É de uma equipe. E de uma equipe muito despreparada.
    Bom, se o procedimento era tão diferente que os anteriores (a mistura de duas substâncias) por que não houve algum tipo de instrução antes da vacinação? O que custava alguém alertar as equipes? Sendo assim, há mais pessoas que devem ser responsabilizadas.
    É a saúde da comunidade que está em jogo. Revacinação é uma palhaçada!

    ResponderExcluir
  5. Concordo, Maurício. Não dá pra entender mesmo. É claro que como era unidade móvel, devia haver menos funcionários trabalhando que o habitual. De repente mandaram alguém sem experiência para essa unidade. São especulações. Tudo muito mal explicado...O que me impressionou foi o número de pessoas vacinadas de forma errada: 500. Será que todas vão ficar sabendo do erro e procurar a secretaria?

    ResponderExcluir
  6. Fosse em outros tempos, ou outras administrações, o mundo vinha abaixo... É o cúmulo!!! Não tem explicação que convença. Claro que faltou alguém responsável determinar o que, e como deveriam ser aplicadas as vacinas, mas será que essas pessoas não sabem ler? Seriam funcionários concursados, habilitados para a função, ou seriam CCs,sem preparo algum... Alguém tem que responder essas perguntas...

    ResponderExcluir
  7. São perguntas importantes, com certeza.

    ResponderExcluir