terça-feira, 5 de maio de 2009

Mercados abertos aos domingos: defensores estão histéricos

Está beirando a histeria este debate sobre a abertura dos supermercados aos domingos. O desespero aumentou depois da matéria do Diário de Santa Maria, publicada na segunda-feira, mostrando uma tendência dos supermercadistas de manterem o fechamento dos estabelecimentos aos domingos. Diz o Diário que "a maioria dos consumidores parece não ter gostado da decisão". Isso que é jornalismo de precisão: "a maioria parece". Nossa! Hoje escutei no rádio pessoas pregando boicote dos consumidores a supermercados que são contra a abertura. Atitude raivosa, revanchista e irresponsável na minha opinião.
Acho legítimos os argumentos dos defensores da abertura dos mercados aos domingos, mas o que ando vendo são pessoas se auto intitulando porta-vozes da "maioria" da população, porta-vozes de uma "opinião pública que clama pela abertura dos mercados aos domingos". Ha, por favor!! Eu pergunto: que maioria?, que opinião pública? Os que estão assinando seus nomes no baixo-assinado da Cacism? Por acaso foi feita alguma pesquisa séria com toda a população?
Aliás, é lamentável passear pela Feira do Livro e ver a banquinha ridícula da Cacism colhendo assinaturas. É uma Feira do LIVRO, LIVRO!!! Baita oportunismo colocar banca com este fim na Feira. Que tal a Cacism também abrir no domingo? E os bancos? E a Prefeitura? E o judiciário? Ahá.
É óbvio que se perguntar para as pessoas "você é a favor da abertura dos mercados aos domingos?" elas vão responder que sim, porque a tendência é a gente sempre pensar em nós mesmos. E se a pergunta fosse: "Você aceitaria trabalhar aos domingos?". O resultado, com certeza, seria outro.
Gosto de acompanhar este debate, mas estou surpresa de ver tamanha mobilização de algumas pessoas pela abertura. Pessoas que agora "estão preocupadas com o bem-estar da população", que "estão defendendo o interesse dos consumidores". Estou comovida!! São pessoas muito benevolentes!
Não vejo o mesmo engajamento em outros assuntos. Por que as pessoas não protestam por um atendimento melhor, nos mercados, por mais funcionários para que não haja filas, ou por maior diversidade de produtos porque há mercados menores que não vendem nem os produtos produzidos na região. Por que eu não encontro no mercado produtos que sei que são produzidos em SM?
Querem tanto que as pessoas de fora da cidade comprem nos mercados, mas tem estabelecimento em SM que não aceita cheque de pessoas que não morem na cidade. Ridículo.
Pergunto se as pessoas querem os mercados abertos nos domingos por necessidade mesmo ou por que seria mais uma opção de lazer. Sim, porque todo mundo sabe que tem gente que adora ir passear no Big no domingo. É para contentar essas pessoas que querem abrir os mercados? Se a Assembléia dos supermercadistas decidir pela manutenção do fechamento, a decisão deve ser respeitada. Não é assim que funciona o sistema democrático? Os descontentes que entrem na Justiça. E ninguém vai morrer se não puder consumir no domingo. Os que não suportarem a situação, procurem um terapeuta.

18 comentários:

  1. Oi, Silvana.. esta é a minha amiga, grande brigadora por suas idéias. Nesta, estamos de lados opostos. Ah, mas não sou histérico, embora tenha levado em conta a idéia da terapia. E concordo contigo num ponto: não apenas os súpers devem abrir no domingo. E a rádio foi a Antena 1, do meio dia à uma. E sou a favor do boicote, sim. Acho muito interessante - não é argumento, apenas informação - que apenas uma rede de súpers esteja liderando o fechamento aos domingos. É a mesma que, para tal, vai demitir funcionários. Pode aguardar, que não demora. Pensamos o mesmo, apenas que de lados opostos - neste caso. Bem.. e que graça haveria se pensássemos todos do mesmo jeito, né?!

    ResponderExcluir
  2. A D O R E I! Particularmente gosto de ter a opção de ir ao super no dia ou na hora que me der vontade. Aliás, seria bom ter um serviço desses 24 horas, mas defendo os direitos dos trabalhadores também. Se pagar direitinho para aqueles funcionários que quiserem abrir mão da folga de domingo, tudo bem. Só não vale, como fazem em São Gabriel, trocar por folga (em dia de semana). Aí não é justo. Que tal contratar mais gente? Afinal, se "a maioria" da população é a favor, então devera haver público suficiente pra tornar o domingo auto-suficiente - de tantas vendas e lucro nesse dia, sobraria grana pra novas contratações.

    ResponderExcluir
  3. além de ser uma medida que beneficia os trabalhadores que podem gozar do descanso no dia que toda a família e os amigos, os vizinhos também gozam é uma medida democrática de distribuição de renda, pois neste dia estão abertos os pequenos e mini mercados atendidos pelos familiares que podem melhorar seus ganhos e não sofrer concorrencia dos grandes...é insuportável a arrogância de querer representar a populaçao de alguns interpretes da opinião pública, inclusive jornais...ninguém lhes deu procuração para tanto.. em meu nome não estão falando..Muito bom posicionamento Sil.

    ResponderExcluir
  4. É verdade...é triste pensar que muitas pessoas fazem do supermercado uma área de lazer aos domingos, ao invés de irem passear em algum parque, fazer uma caminhada ao ar livre, etc. Particularmente, acho que o comercio em geral não deveria abrir aos domingos NUNCA. Nesses tantos anos em que isso acontece, mesmo em datas ditas especiais, posso contar nos dedos de uma só mão as vezes que fiz compras aos domingos e posso lhes afirmar minha frustração em ver o tédio estampado nos rostos dos atendentes, vendedores, balconistas e caixas. Entendo que minha felicidade não pode agredir e provocar a infelicidade e insatisfação de outras pessoas, por isso votaria pela continuidade do fechamento aos domingos, não só dos supers mas também das lojas, comércio em geral. Existem lojinhas de conveniências que vendem mais ou menos de tudo e que até concórdo desde que os funcionários sejam bem remunerados, tanto quanto valem os produtos que eles dispõem e os consumidores desorganizados da semana que paguem o preço né? Falo daqueles que costumas deixar para domingo a compra do leite, biscoitos, bebidas,entre outros.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana...
    Acredito que não seja nossa tarefa julgar a forma como as pessoas passam os domingos e feriados, cada um faz e vai pra onde gosta. Sobre abrir ou nao os mercados, desde que as obrigações trabalhistas dos funcionários sejam respeitadas sou a favor. Havendo comércio há geração de Renda pra todo mundo, funcionários, mercados, lojas, etc. Quem não gosta de trabalhar aos domingos que troque de emprego, sempre há novas oportunidades....

    ResponderExcluir
  6. Ao ainvés de abrir aos domingos, façam o favor de colocar os serviçõs do mercado em boas condições durante a semana. Voltei de mãos vazias (e de barriga) do mercado da esquina porque "os cartões estavam fora do ar". Aaaaa, me poupe, meu! Maioria dos estudantes usam cartão e não cheque. Que raaaaiva!

    ResponderExcluir
  7. Acho que no domingo só deveria abrir o setor de carnes e cervejas. Eu não gosto de trabalhar domingo, mas não posso mudar de emprego porque não sei fazer mais nada, então tenho que trabalhar no domingo.

    ResponderExcluir
  8. A questão é muito simples: BIG, CARREFOUR e quejandos podem abrir aos domingos, porque tem cacife para contratar mais gente. Os médios e pequenos não tem, e ao trabalhador, obviamente, não serve gozar o descanso semanal remunerado em qualquer outro dia da semana, quando seus familiares estão trabalhando/estudando. Até onde eu sei, na Europa, modo geral, mercado não abre aos domingos ou datas festivas, justamente porque o trabalhador tem de descansar. Por aqui, o comércio em geral e as repartições públicas não abrem aos domingos, e nunca caiu pedaço de ninguém. Santa Maria é engraçada mesmo: a "preocupação" com o consumidor é tamanha que sua rodoviária deve ser a única no mundo que não aceita cheque nem cartão de débito/crédito. Até aqui em Santo Ângelo temos cartões na rodo...O gueto e o séquito de bajulação na "Boca do Monte" impedem-na de efetivamente se desenvolver. A prova é esse episódio: pelamordedeus, abaixo-assinado contra a falta de espaços públicos dignos de convivência e não contra o fechamento dominical do bobódromo (da ilusão) do consumo!

    ResponderExcluir
  9. Oii Sil! Concordo contigo e com a Lu. E ainda acrescento...não só os mercados devem (assim como podem) pagar os direitos dos trabalhadores, empresas dos mais variados setores utilizam-se da mesma prática. Trocam hora extra por folga, sem respeitar as orientações da lei trabalhista que faz distinção entre a hora trabalhada no domingo, feriado ou após às 22h. Normalmente as horas são contabilizadas pela pura e simples contagem. Eu já passei por algumas situações em que tinha muitas folgas registradas em um "caderno de banco de horas", entretanto a quantidade de trabalho e a responsabilidade me impediam de gozar desses dias de trabalho a mais. Em função disso, sou a favor da hora extra paga, assim também as empresas pensariam melhor antes de encher o funcionário de atividades fora do horário estabelecido. Por tudo isso, eu acredito que a discussão é bem anterior ao fechamento ou não dos mercados no domingo, deveria-se sim, fiscalizar melhor o cumprimento da legislação trabalhista!

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo! Domingo não é dia de fazer compras. O comerciário, como qualquer trabalhador, tem o direito curtir a família, o esporte, o lazer ou o que bem entender!
    É comodismo da nossa parte e não defesa dos interesses da população, apoiar a abertura dos Supermercados aos domingos.

    Valdemir Corrêa
    Porto Alegre-RS

    ResponderExcluir
  11. olá
    qualquer cidade grande do mundo digna de alguma admiração tem supermercados abertos 24 horas por dia.
    santa maria é uma cidade pequena que empobrece a olhos vistos.
    é óbvio que pessoas pobres, principalmente de espírito, não vão querer ver gente trabalhando em um domingo.
    vai que a moda pega: uuuuuu. trabalhar, arre!
    já que os supermercados vão continuar fechados proponho fecharmos também os hospitais, as delegacias, os bombeiros, as empresas de ônibus, os taxis, as igrejas, e tudo o mais que pulse e tenha alguma chama de vida pensante.
    talvez na grande caverna em que santa maria vai se transformar as pessoas tenham como se divertir contando histórias sobre uma cidade que imaginava ter um futuro.

    ResponderExcluir
  12. Bom, é triste que a tua noção de trabalho seja tão estreita. Trabalho não é só sofrimento, não é só bater ponto. Trabalho é produção. Produção de tudo que seja significativo na vida. Se as pessoas não estão no supermercado trabalhando ou consumindo, com certeza elas estão trabalhando em outras atividades ou mesmo exercendo atividades prazerosas, praticando outros fazeres que não se encaixam neste teu conceito sofredor de trabalho. Eu não estou propondo nada com este texto. Só estou tentando relativizar alguns conceitos de "cidade pequena" que muitos adoram usar. Se para ti, uma cidade digna de admiração é ter supermercados abertos, me desculpe, não há mais o que se admirar numa cidade então.

    ResponderExcluir
  13. silvana

    saia um pouco de santa maria, veja o mundo, conheça o mundo. você vai encontrar supermercados abertos em todos os lugares. talvez aí você entenda o que é uma cidade de verdade.

    se um sujeito não gosta de trabalhar, tudo bem, a vagabundice é livre, mas condenar os demais à vagabundagem, como faz este sindicato medíocre, é de uma estupidez de quem está mesmo parado no tempo.

    nós estamos no século xxi, se é que ninguém percebeu ainda em santa maria. mas tudo bem, esta é a semana de aniversário da cidade, vamos olhar para o século xix, sorrir do passado glorioso da cidade e se bobear ficarmos todos por lá, rezando para não chover dentro da caverna em que nos metemos.

    ResponderExcluir
  14. Acho que vc não entendeu o que eu disse.
    Gostaria de saber o que é uma "cidade de verdade" porque não sou tão viajada como vc. Não te esqueças que não é só o sindicato que votou pela decisão. Foi o sindicato e uma série de supermercadistas.
    Você deve ser uma pessoa que separa o mundo entre os que trabalham e os vagabundos. Fica difícil de dialogar tendo esta dicotomia como parâmetro.
    A vagabundagem também pode ser produtiva, criativa, salutar, meu caro. A vagabundagem que vc diz é fazer outras coisas que não bater ponto na fábrica, é poder fazer coisas de que gostamos.

    Mas obrigada pela tua contribuição.

    ResponderExcluir
  15. Olá Silvana, como vais?

    Vamos pensar em uma coisa prosaica: você gosta de ler jornais em uma segunda-feira de manhã? Pois se teu raciocínio fosse extendido a toda a sociedade não haveriam jornais nas segundas-feiras, afinal no domingo todos os jornalistas deveriam ficar vagabundeando (produtivamente, criativamente e até salutarmente) em casa.

    Da mesma forma deveriam fazê-lo os médicos, os bombeiros, os policiais, os motoristas de ônibus, os padres, os açougueiros, os carvoeiros, os assadores, os porteiros, os zeladores, os farmacêuticos, enfim, todos os viventes destes pagos.

    Nesta Citera espiritual na qual os apologistas do ócio santa-mariense pretendem transformar a cidade talvez não seja importante pensar em seu futuro. É pena.

    Ah! Se eu preciso explicar o que é uma cidade de verdade você não vai entender. Talvez o certo seja você ir a uma livraria ou a uma banca de jornais (se encontrar uma aberta) e comprar um guia de viagens. Escolha uma cidade aleatoriamente e leia na seção de serviços se há menção ao que acontece com os supermercados nos finais de semana. Você vai se supreender.

    Foi bom te conhecer.

    ResponderExcluir
  16. Li estarrecida um tal anônimo escrevendo sobre abrir mercados aos domingos. Essa criatura deve mesmo se manter anônima porque é muuuuuuuuito preconceituosa e afirmo isso porque tem uma forma muito equivocada de se referir aos que não querem "trabalhar" aos domingos.Ficou claro que ter o direito de ficar com a família curtindo o convívio é supérfluo perto da importância do trabalho. É a ideologia do trabalho subordinado, do produtivismo, do empreguismo. Ou seja: qualquer coisa é melhor do que ter tempo livre para viver e aí eu cito o Berardi:"vida rica é poder ter tempo livre.'Tempo para vadiar, para conversar, para abraçar, ler, caminhar, passear e "contar histórias", expressão que foi ridicularizada pela criatura TÃO evoluída e entendida de civilização (cidade grande que se preze). Fico com dó dessa criatura que pensa que entende tudo. Creio que Santa Maria poderia debater a questão de atendimento dos serviços essenciais à população, sem essa polarização de trabalhar ou não trabalhar aos domingos. É claro que é necessário manter serviços essenciais. O último comentário te sugerindo que vás a uma livraria, é de morrer. A criatura ainda por cima é desaforada e arrogante, isso sim é de surpreender.Mas que vamos fazer? É o direito de se manifestar e creio que a pessoa é bem corajosa e por isso merece ser considerada mas ela e tantos precisarão descobrir que há muito mais na vida do que estar com o tempo sempre focado no assalariamento, na mercantilização da existência|ência. Vida é muuuuuuuito mais, acorde criatura!Bem agora ela vai achar que sou vagaba, mas tu sabes a dificuldade que tenho de me dar ao direito de não trabalhar tanto. Beijos e paciência. Tereza

    ResponderExcluir
  17. minha cara tereza, como vais?
    eu nao sou desaforado nem arrogante.
    eu só acho que pessoas que gostem de trabalhar aos domingos devem ser autorizadas a fazê-lo.
    aqueles que têm dificuldades e limitações frente ao trabalho em geral, não só nos domingos, podem ficar em casa nos domingos vagabundeando sem problemas.
    só não me cerceem, só não me atrapalhem, só não me achincalhem.
    o mundo é maior que santa maria.
    se alguns viventes de santa maria querem ficar no século doze, perdidos no atraso, boa sorte, o mundo é livre, mas não censurem os outros, por fovor.
    daqui é pouco é bem capaz que vocês proibam todos de pensar nos domingos. aí vai ser demais, não é mesmo? ops... talvez eu não devesse falar em pensamento nesta altura da conversa. pode incomodar alguém.
    foi curioso conversar com vocês, mas acho melhor eu ir cuidar da minha vida de uma vez e trabalhar um pouco.
    considerando que há tantas pessoas dispostas a vagabundear tanto assim, alguém tem de trabalhar.
    boa noite jovens princesas, que revoadas de anjos cantesm loas enquanto vosotras sobem aos céus...

    ResponderExcluir
  18. Não vejo nada de mal, em trabalhar aos domingos, no meu trabalho há uma escala em q metade trabalha no sabado e metade no domingo, intercalando, tipo se vc trabalha no sabado, na proxima semana é no domingo e assim vai; quem nao quiser, pode tentar concursos publicos, trabalha de segunda a sexta, ganha mais e na verdade tb pode vagabundear durante o expediente. Só q eu pelo menos me sinto mal, se nao estiver produzindo. Cada um, cada um

    ResponderExcluir