segunda-feira, 25 de maio de 2009

Mercados. Again.


É comum veículos de comunicação promoverem campanhas contra acidentes de trânsito, contra drogas, contra qualquer tipo de violência etc. O Diário de Santa Maria resolveu defender a abertura dos mercados aos domingos. O editor de economia do Diário, Deni Zolin, já havia se manifestado, em sua coluna semanal, a favor da abertura dos mercados aos domingos. Pois ele mesmo foi quem escreveu a matéria deste final de semana na qual consta categoricamente que: "A maioria dos santa-marienses é a favor da abertura". Para afirmar isto, o Diário se valeu de uma enquete com 50 pessoas, pesquisa esta feita NO CENTRO. ok. O resultado, claro, não poderia ter sido outro: 76% dos entrevistados acham que os mercados devem abrir. Dentre as diversas profissões das pessoas favoráveis, UM comerciante e UM vendedor. E DEZ estudantes. Foram 38 pessoas a favor e 12 contrárias à abertura dos mercados aos domingos. Números impressionantes mesmo!!! E a página com as fotinhos dos entrevistados é o máximo mesmo! Super informativa! É legal ver as carinhas das pessoas!
Para sustentar sua super-enquete, o Diário ainda cita uma pesquisa de uma NOVA empresa, criada por recém-formados da UFSM e da Unifra, que utilizou critérios mais científicos (ufa! só que o Diário não diz quais critérios) e entrevistou 424 pessoas (uau!). Esta pesquisa revelou que 57% das pessoas mudaram de hábitos com o fechamento dos mercados (é normal as pessoas mudarem de hábitos, assim como ocorreu com os contêineres). O sócio desta nova empresa diz que tinha a preocupação de fugir do achismo. Tá bom. Entendi que os tais critérios científicos foram as perguntas colocadas pela tal pesquisa. Aliás, há uma bem significativa. 87% dos entrevistados disseram ser contrários à abertura se os direitos legais dos funcionários não forem cumpridos. Isto é interessante! Porque o cumprimento destas leis é dado como óbvio pelos defensores. E acredito que não seja tão óbvio assim.
Posso até aceitar que a pesquisa desta empresa justifique a afirmação de que a maioria dos santa-marienses deseja a abertura. Afinal, foram 400 pessoas de "bairros e distritos" (não consta na matéria quantos bairros e nem quais distritos). No entanto, a enquete do Diário, com 50 pessoas, colocada na capa do jornal, com letras garrafais (foto), não pode ser usada para fazer tal afirmação.
Meus parabéns a charge do Elias da mesma edição, relativizando os gostos da "maioria". Nem sempre o que a maioria gosta ou quer é o melhor. Uma charge pode falar mais do que uma página inteira de jornal.

6 comentários:

  1. Fazia dias que não dava uma espiada aqui no teu blog. como sempre, fenomenal.
    como tem muitos textos novos, não vou comentar um por um. bons textos. ideias legais. alguns são bem tua cara mesmo como aquele criticando o ator com jeito de maricas. mas todos eu gostei d ler, chefinha.
    Eduardo Ramos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ET. Fazia tempo mesmo que tu não te manifestava. Eu tento atualizar o blog sempre que posso. bj

    ResponderExcluir
  3. Daria uma bela análise do discurso, hein, essa matéria do Diário sobre os mercados?!

    ResponderExcluir
  4. Hahaha...Tu não vai acreditar! Eu fiz este texto domingo de noite depois de ler o texto do Prado. Acho que ele me inspirou...hihi

    ResponderExcluir
  5. um pouco retardatário... mas de fato o deputado que disse que "estava se lixando para a opinião pública", faltou dizer:da opinião publica escrita pelos jornalões ou redes de jornais, porque a opinião deles passa longe da opinião dos muitos e da maioria das pessoas...

    ResponderExcluir
  6. Os meios de comunicação locais da cidade já afirmam categoricamente: A maioria quer a abertura dos mercados aos domingos. E são estas pesquisinhas do Diário, por exemplo, que sustentam isso. Não se problematiza mais, simplesmente se diz que a maioria quer e deve ser atendida. Ai, eu cansei. Acho que não vou mais escrever sobre isso.

    ResponderExcluir