segunda-feira, 11 de maio de 2009

A Veja quer mídia


Há muito tempo não considero mais a revista Veja como um veículo de comunicação sério. Foram tantas barrigadas, tantas reportagens sem uma apuração séria, tantas mentiras, tantas informações divulgadas de maneira irresponsável, que qualquer coisa que venha dela, hoje, não tem a minha credibilidade.
Aliás, não estou entendendo a jogada da Veja. Aliás, a jogada de um grande veículo midiático é sempre vender e lucrar, mas digo isso porque não faz muito tempo a Veja publicou uma reportagem puxando o saco do governo Yeda Crusius, ressaltando o seu esforço pelo déficit zero. E agora, a mesma revista resolve ferrar com a governadora, publicando matéria sobre caixa 2 na campanha que teria rendido 400 mil reais, dinheiro que foi utilizado na compra da famosa casa.
Não entendo. A revista Veja anda se consolidando como um veículo de direita, elitista, que rechaça a todos os personagens que ela considera do mal como Fidel (vide a foto da capa de uma das revistas que ilustra este post), o Che, o Chávez, o Lula.
Só pode ser a lógica comercial mesmo. A revista deve ter avaliado que uma matéria denunciando caixa 2 no governo do Estado venderia mais, causaria uma polêmica benéfica a revista, aumentaria seu prestígio "investigativo", a colocaria na Mídia: como ocorreu realmente. Hoje a revista foi citada por toda a mídia gaúcha e também nacional.
Como se trata da Veja, não sei se acredito nas denúncias. Não gosto das políticas da governadora. Minha avaliação do governo Yeda é pelas coisas concretas que acontecem (ou não) e não por essas denúncias que ninguém sabe de onde vem e se um dia serão ou não comprovadas.

2 comentários:

  1. concordamos.. ipsis literes... Não acredito na Veja.. mesmo que a reportagem seja "a meu favor". E tenho deixado isso claro na minha página, inclusive nesse caso específico da governadora. Aliás, como sabes, chamo a Veja de "ex-revista". Sim, porque, inclusive porque sou mais velho (hehehehe), ainda lembro do tempo em que ela era uma "revista".

    ResponderExcluir
  2. Ex-revista é uma boa denominação. Uma ex-revista que faz desjornalismo e só quer jogar merda no ventilador. Já fico imaginando a reunião de pauta deles: "vamos publicar, se der merda não vai ser pra nós. Ha, não precisa checar isso; se ele falou, publica. Publica e depois vamos ver no que dá. Vamos inventar aqui essa frase que dá mais impacto". É triste!

    ResponderExcluir