terça-feira, 19 de maio de 2009

Visual demais


A propaganda visual dos candidatos à Reitoria da UFSM está realmente intensa. Eu diria até exagerada, e diria até sem noção e diria até ridícula. A foto ao lado mostra os corredores da Facos, na UFSM. São corredores e corredores de bandeirinhas de São João de um dos candidatos.
E está assim no Campus inteiro, no HUSM, na Biblioteca, por tudo...Está tudo tomado por bandeirinhas, banners e pinduricários em geral. Horrível! Dá a impressão que a eleição é só isso: propaganda. Muito papel, muito plástico...argh! coisa mais anti-ecológica. Que desperdício!!
Pela quantidade de propaganda, parece que a "comunidade universitária", como dizem, não sabe quais são os candidatos.
Ainda estou esperando por um debate para ir que não seja num canal de tv a cabo.

As páginas dos candidatos tem várias notícias sobre a campanha. No http://www.felipedalvan.net/, dá pra baixar o plano de gestão da chapa. No http://novaufsm.blogspot.com/ há várias notícias e o jingle da campanha em três versões diferentes.

6 comentários:

  1. Sil..dias 02 e 04 de junho, vai acontecer a sabatina dos candidatos na Câmara. Estás convidada..
    Bj
    Cla

    ResponderExcluir
  2. ok, valeu pela informação, mas não é um debate pelo jeito. É um no dia 02 e outro no dia 04.

    ResponderExcluir
  3. Realmente,as propostas ficam em segundo plano. Logo na universidade, um espaço que deveria ser de reflexão, repetem-se as mesmas estratégias da política nacional. Só falta distribuição de chaveirinho. Aliás, onde estão as regras eleitorais? Não há limite pra tanta poluiçao visual?

    ResponderExcluir
  4. Tens razão Silvana, mas talvez tanta bandeirinha já seja preparação para as festas juninas. Brincadeiras a parte, também vi e achei uma campanha antiecológica. De educativo NÃO tem nada, são bandeirinhas todas iguais, em quantidade exagerada, sem conteúdo.Não se percebe as diferenças entre as propostas, se é que existem.A eleição para reitoria poderia ser um ótimo momento de abrir a Universidade para instigar debates, enfrentar as polêmicas, esclarecer, divulgar, ouvir, construir...Estou decepcionada e não é nada educativo o desperdício de papel, numa época em que é possível a conversação, pois são tantos os meios para tal. E uma das chapas fala de uma nova universidade. É bom explicar o que terá de NOVA. Abraço e segue em frente. Tereza.

    ResponderExcluir
  5. Olha, penso que realmente a eleição ou a consulta na comunidade universitária, deveria ser um processo pedagogico.Na realidade não se trata disso, e de longe passa por um processo de discussão de propostas e concepções de qual universidade temos e queremos.Sou apoiador da chapa 01, mas isso, não me impede de pensar assim, ou seja de achar que deveriamos usar este espaço para debater conceitos.A consulta na UFSM está igual a uma eleição para prefeito, vereador e outras cositas mais... de qualquer forma, teremos debates sim, e estes, deveriam ser elucidadores e claros e em que as propostas se deferenciam. De minha parte , penso que a chapa 01, Burmann e Martha, tem um projeto de Universidade que se aproxima do que penso e sonho.A chapa da situação, está sem saber exatamente o que é..se situação ou algo de transição.... e sobre as propagandas, se elas não estivessem lá, ou se estivesse só os redondinhos do candidato da situação, talvez agradasse masis alguns..mas estamos com a nossa verde pedindo um movimento intenso por uma nova UFSM.

    ResponderExcluir
  6. Sim, talvez houvesse mais propaganda dos candidatos da situação. Mas não importa de quem são as propagandas; só acho que não precisava tanta coisa...
    Sinceramente, eu ainda não tenho claro para mim as concepções de Universidade da chapa 1. Da chapa 2 já percebi que há um desejo de continuidade. Mas da 1 eu ainda não sei direito o que se almeja. Talvez esteja só vendo visual e não recebendo material.

    ResponderExcluir