sábado, 21 de novembro de 2009

34ª Secom - e o jornalismo da RBS

Ok. E como nós, jornalistas, ficamos no meio desse mundo totalmente colaborativo, em que todo mundo produz e divulga informação?
O diretor geral de Jornalismo do Grupo RBS, Eurico Meira, tentou responder a essa pergunta. Ele falou aos alunos de jornalismo na sexta-feira à tarde, dentro da programação da Semana. O tema da palestra foi "O jornalismo na era da TV Digital".
Good news -"A boa notícia é essa: nós (jornalistas) continuaremos tendo muito trabalho e com um papel fundamental", afirmou Meira. Uhuuuu!!!Bem otimista ele. Meio óbvio também que ele não ia dizer que os jornalistas podem estar perdendo sua legitimidade e seu poder de mediadores.
Meira afirmou que o foco dos jornalistas hoje deve ser "de que forma fazer conteúdos relevantes, independente da plataforma". Para ele, o conteúdo é o ponto central do jornalismo na era digital.

Atrativos - O que a RBS TV vem buscando no jornalismo, conforme ele, para atrair os consumidores em meio a tantas outras mídias (minhas observações estão entre parênteses):
1- criatividade como diferencial. (ele não explicou muito como essa criatividade funciona nas matérias)
2-bom humor porque, segundo Meira, as pessoas não querem ver só notícias negativas. (ok, mas o que é uma notícia positiva? critérios da RBS? Muitas notícias positivas são simplesmente ignoradas pela empresa. Conceito vago, caro Eurico)
3-infotainement (informação + entretenimento) como tendência. (aqui está a explicação das várias e várias matérias sobre animaizinhos, cachorrinhos, gatinhos e outras curiosidades que vemos todos os dias no Jornal do Almoço, acompanhados de comentários infames e risadinhas das apresentadoras. Esta característica está relacionada ao item número 2, do bom humor).
4- ouvir o público (sim, a busca da audiência é o objetivo)
"O conteúdo deve ter relevância e atratividade", resumiu Eurico Meira.

Processadores - Sobre a preparação dos jornalistas, Meira enfatizou o talento jornalístico (sempre essa historinha de talento) e destacou que hoje as redações funcionam como processadores de informação, pois os jornalistas, além de produzirem conteúdo, gerenciam as informações advindas do público que agora é parceiro na produção de informação. Citou ainda a criação da editoria de mídias ou redes sociais que está surgindo agora nas empresas.

televisão/colaboração - Meira falou ainda que nessa semana a RBS TV colocou ao ar uma matéria editada somente com imagens do telespectador buscadas no youtube ou recebidas pela empresa. Exemplo que reflete a produção realizada com a colaboração do público.

Pois é, pois é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário