quinta-feira, 26 de novembro de 2009

8º SMVC - poesia, diversão e seriedade


Muito legal o segundo dia da Mostra Competitiva Nacional do 8º SMVC. Foram exibidos quatro documentários, quatro ficções e uma animação, muito linda, e poética, por sinal.
Antes dos filmes, ocorreu a homenagem ao diretor Paulo Nascimento, que falou sobre as facilidades que a tecnologia trouxe para a produção de cinema. Houve também um momento nostalgia quando o cineasta lembrou dos antigos cinemas de SM, das amizades e da sua vida de estudante aqui. Foi um bonito depoimento.

Os filmes
Os vídeos de ficção este ano estão bem subjetivos. E isso não é uma crítica. Acredito que ficar boiando, ter a sensação de não ter entendido, ou ficar pensando sobre filmes, que têm um final aberto ou uma não-solução, é um dos objetivos desse tipo de Festival. Eu não suporto muito aqueles videos-televisão como alguns que já ganharam a Mostra local do SMVC, por exemplo. Fáceis de digerir, desprovidos de um significado maior. É para passar na tv mesmo, não em um Festival de Cinema.

Mas ontem, o filme "O troco", de São Paulo, divertiu e vingou a todos que não suportam atender ligações de empresas telefônicas querendo oferecer serviços. No vídeo, um casal que recebe uma dessas ligações resolve torturar a atendente e fazer tudo que elas costumam fazer: pedem informações pessoais, deixam ela esperando ouvindo uma musiquinha e outras ações provocativas que fazem a funcionária da "Enganatel" perder completamente a compostura, hahaha. Muito bom!

Outro ótimo documentário foi o "pra inglês ver", do Rio de Janeiro. O doc aborda a favela tour, as visitas de turistas estrangeiros na favela da Rocinha, no Rio. Entrevistas com turistas e pessoas da favela mostram que a prática é polêmica. "A Rua e a Chaminé", documentário de Porto Alegre, mostrou o trabalho e o pensamento, muistas vezes divergente, dos grafiteiros nas rua da capital.

Teve também a ficção "Reverso", de 5 minutos, gravado em plano-sequência, mas eu não gostei muito.
Ficções com crianças também são sempre belas. Foi o caso de "O Muro", de Curitiba.

Hoje tem mais. Informações pelo site do Festival ou pelo twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário