domingo, 29 de novembro de 2009

8º SMVC- último dia


O último dia da mostra competitiva do 8º SMVC, na sexta-feira, dia 27, chamou a atenção pela mistura ficção e documentário. No mínimo três produções misturaram os gêneros, o que é interessante. Há assuntos bem "documentais", digamos assim, que podem ser potencializados numa ficção como em "bom dia, meu nome é sheila ou como trabalhar em telemarketing ou ganhar um vale coxinha", do Rio de Janeiro. O vídeo mostra um pouco como é a vida dos atendentes de telemarketing no Brasil. Assunto próprio para um documentário, mas que é contado de forma ficcional. Uma espécie de falso documentário. O santa-mariense "Detalhe" também trabalha com o documental em forma de ficção. Inscrito como documentário, na realidade, é uma ficção. Adorei o "futebol sociedade anônima", de Pelotas. Muito interessante e bem feito.


Problemas no telão da Praça - Sexta-feira, eu fui ver "Valsa para Bruno Stein" na Praça Saldanha Marinho. Mas eu praticamente não vi o filme. Eu OUVI. Difícil ver as imagens com a claridade do horário das 18h. Muito ruim a qualidade. É um problema a ser resolvido para o próximo ano porque no ano passado isso não ocorreu e olha que o Festival tamem aconteceu em novembro. Problemas no projetor? não sei, mas prejudicou a exibição dos filmes.

Pouco Público - Tive a impressão que este ano teve menos público que nas outras edições do SMVC. Pelo menos na mostra competitiva nacional pois não participei das outras programações do Festival.
Pouca gente no Theatro Treze de Maio, na exibição dos curtas da mostra nacional, porque na local, no primeiro dia do SMVC, o Theatro lotou. Não entendo. Tenho a impressão que nem os produtores da mostra local se fazem presentes na mostra nacional. Onde estão os estudantes de Jornalismo que fazem cinema no âmbito acadêmico? Dá pra entender porque há produções ruins e falta de criatividade nos roteiros. Fazem seus filmezinhos e não tem a humildade de assistir às outras produções. Coisas de santa-mariense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário