segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Entrevista-sensação. Desnecessário

Tele Domingo da RBS de ontem entrevistou o soldado que atirou e matou o sem-terra Elton Brum no conflito em São Gabriel. Perdi o início da matéria, mas deu para ouvir o soldado falando que não sabia que as balas da sua arma eram letais. Por favor!!! O que a RBS quer com isso? Justificar um homicídio? Vitimizar o soldado que, coitado, está passando pelo pior momento de sua vida?
Se a idéia foi elucidar o que ocorreu, acho que não deu certo... Quem disse que a fala do soldado, aquele que atirou, pode ser elucidativa e mais esclarecedora do que todas as outras testemunhas? É simplesmente a versão do autor do crime, que, óbvio, vai justificar seu ato conforme orientações de seu advogado e reforçar a tese, já aceita pela justiça, de que não teve intenção de matar. A intenção da RBS foi fazer as pessoas sentirem pena do soldado? Teve até musiquinha de violino acompanhando a entrevista "dramática". Eu não me comovi.

O Zasso, aluno de jornalismo da UFSM, escreveu, em seu blog, um bom texto sobre a reportagem. Recomendo a leitura.

Um comentário:

  1. de fato eu fiquei assustado com a reportagem da RBS, e mesmo sabendo do "padrão de qualidade", Silvana. Foi algo que não precisava ter ido ao ar, verdadeiramente desnecessária a matéria.

    ResponderExcluir