quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MC: estão aí, já era


Continuando com a série de relatos sobre palestras promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM, quem esteve no CCSH nesta quarta-feira, dia 11, pela manhã, para a aula Magna do Mestrado em Comunicação Midiática, foi o pesquisador e professor da UNB Luiz Cláudio Martino (foto).


Um suporte material? Uma linguagem, um signo, um código, uma mensagem, uma instituição, uma técnica, uma expressão social? Afinal, o que é um Meio de Comunicação (MC)? Esta pergunta foi o tema da palestra. Conforme Martino, quando se tenta definir o que é um meio de comunicação, vem à mente a idéia de transmissão. Mas é claro que essa palavra nem de longe dá conta do conceito de MC, que é bem mais complexo. Para MacLuhan, segundo Martino, os MC poderiam ser simulações tecnológicas do homem. Poderiam ser, também, simulações de uma capacidade mental.

Para Martino, os MC alteram as condições da experiência humana; de tempo e espaço, por exemplo. Os meios são moldados a partir dos usos sociais, "alteram e alargam nossa experiência".

O que já é de concordância de todos é de que as notícias são uma construção social. Os acontecimentos são moldados para gerar um valor, para gerar um cotidiano comum a todos. Os MC compõe a organização social e um acontecimento só "acontece" quando divulgados ou noticiados pelos meios de comunicação. Conforme Martino, os MC "são a expressão social da experiência".

E eu pergunto: nós podemos viver sem eles?



Luiz Cláudio Martino tem "só" três mestrados enquanto eu tento fazer, aos trancos e barrancos, um só:

Luiz Cláudio Martino possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestrado em Comunicação pela Escola de Comunicação da UFRJ; mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e UFRJ; mestrado em Ciencias Sociales, Cultures et Comportaments na Université de Paris V e doutorado em Sociologia na Université de Paris V. Atualmente é professor da Universidade de Brasília e coordenador do Programa de Pós-Graduação da instituição. Atua em pesquisa nas áreas de Teoria da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Meios de Comunicação e Metodologia de Pesquisa.

Um comentário:

  1. Interessante e pertinentes as afirmações sobre os MC e a afirmação de que "um acontecimento só
    acontece quando divulgado, noticiado..."faz a gente pensar como é que civilizações antigas, como a Grécia, foram capazes de não perder linguagens, costumes, histórias, arte, pensamentos e modos de vida, durante séculos, sem a escrita,e, é claro, sem as tecnologias comunicacionais que temos hoje, Só com a oratória. Isso faz a gente pensar. Hoje a cultura é escrita, mas é muito visual e sonora. É a volta da fala, mas da fala de poucos, para milhares. Que lugar tem as pessoas comuns, para a construção do conhecimento e da cultura?

    ResponderExcluir