segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Os bastardos de Tarantino

Acompanhada da minha mana Alice, fui no cinema domingo para ver Bastardos Inglórios do famosinho-cult Quentin Tarantino. Violência, vingança e humor - que costumam caracterizar os filmes de Tarantino - estão presentes em Bastardos, além, é claro, da trilha sonora que é sempre um personagem a mais nos filmes dele.
Na minha opinião, as atuações são o forte do filme. É uma delícia ver Cristoph Waltz fazendo o general nazista Landa. Brad Pitt, canastrão caricatural, também está muito divertido.
Aliás, Bastardos Inglórios é um filme divertido, apesar de várias cenas sangrentinhas mas estas estão bem mais leves do que as apresentadas nas películas anteriores de Tarantino. E olha que o pano de fundo do filme é um tema bem batidinho de Hollywood: nazismo. Mesmo assim, Tarantino faz humor e espetáculo usando o nazismo e suas figuras famosas como Goebbels e Hitler, que aparecem como dois babacas ridículos no filme.
No filme os nazistas são os demônios, mas isso é tratado de forma tão espetaculosa e exagerada que provoca risos e derruba a seriedade da 'maldade'.
É claro que a violência do filme pode ser vista sob outro ângulo. Li umas críticas em outros blogs que diziam que Tarantino, ao mostrar tantas cenas violentas ou bárbaras, quer transmitir o quanto o ser humano é violento e cruel em sua essência. É um ponto de vista.


O Willian Araújo, no blog OpiniãOposta! escreveu um texto legal sobre o filme. Vale a pena conferir.

2 comentários:

  1. Divertido, debochado, irônico, diálogos longos e tensos...achei muito bem produzido. Estes dias vi no tele cince o making of do filme, e em quase todas as cenas o Tarantino gravava mais de 3 vezes, de tão perfeccionista que o loco é. Ele gritava "AGAIN" para repetir a cena, e aí todo o set e ele gritavam em seguida: "because we love making movies"!! Muito engraçado.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei ótimo! Sou fã recente de Tarantino, garimpei alguns filmes dele para entendê-lo melhor. Concordo que as cenas estão menos sangrentas que de costume. Mas a trilha sonora é um espetáculo e o Brad Pitty falando "italiano" é o auge das risadas.

    Encontrei seu blog a pouco e gostaria de parabenizar! Adorei os textos! Muito bem escritos, originais, sarcásticos e sinceros. Parabéns!

    ResponderExcluir