terça-feira, 1 de dezembro de 2009

6º Macondo Circus vem aí


Este final de ano está legal...Tivemos o Festival de Cinema, no final de novembro, e, nessa quarta-feira, dia 02, começa o Macondo Circus 2009 Música & Cultura Urbana. Neste ano, a proposta do Festival mudou. O clima bucólico, o friozinho, as barracas, os mosquistos e a grama dão lugar ao urbano, à Praça, à cidade e aos seus passantes eventuais. Parte da programação musical da edição 2009 do Circus vai acontecer na Praça Saldanha Marinho. Música, artes visuais, teatro, oficinas e debates compõe o mosaico cultural urbano dessa sexta edição do evento.

Conforme Atílio Alencar, integrante do Macondo Coletivo, "tornar o Macondo Circus um evento urbano e público, na medida do possível, é um gesto coerente com a maneira como a gente vem abordando questões atuais: compartilhamento, cultura aberta, publicização da cultura, etc". A produção do Festival também é fruto do envolvimento do Macondo Coletivo com outras redes de trabalho que discutem cultura e política como o Fora do Eixo, a Abrafin e outros coletivos.
Importante lembrar que o Circus foi aprovado na LIC Municipal, por isso a realização de apresentações na Praça.

A idéia do Circus, segundo Atílio, é integrar música, teatro, artes visuais, moda "enfim, tudo o que a gente consegue agrupar em termos de produção cultural e artística". "A visibilidade do Macondo Circus também teve um ganho, agentes culturais do país inteiro estarão aqui, por conta do Encontro Integrado Abrafin/Fora do Eixo. Logo, Santa Maria está incluída no circuito independente brasileiro", destaca Atílio.

Ao contrário dos outros anos, nessa edição, até que enfim, foi valorizada a comunicação, a cobertura jornalística do evento. Este movimento já começou há dias com o uso do twitter como rede de divulgação do Festival.
A cobertura do evento será de forma colaborativa e multimídia. Espera-se que essa cobertura não seja só dos shows, mas também dos debates e das outras atividades do Circus.

Enfim, acredito que vai estar muito legal. Amanhã já tem shows no Macondo. Na praça, as apresentações começam quinta-feira e seguem até sábado, dia 05.
Haverá ainda oficinas de cinema, metareciclagem digital e Bioeconomia.

Quinta 03/12 Local: Praça Saldanha Marinho Hora: 18h
Cuíca (Santa Maria/RS)
Bandinha Di Dá Dó (Poa/RS)
Rinoceronte (Santa Maria/RS)
Macaco Bong (Cuiabá/MT)


A programação do evento está no http://www.macondocircus.com/2009/

Mais informações:
http://macondocoletivo.wordpress.com/
http://www.macondolugar.com.br/





2 comentários:

  1. "novembro está rendendo [...] e nesta quarta, dia 02, começa o macondo circus"?? começou em 02 de novembro? /o\

    ResponderExcluir
  2. Hahaha. Tem razão...acho que tô meio perdida no tempo...vou trocar..valeu pelo toque, anônimo.

    ResponderExcluir