terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cesma in Blues - erros e acertos

Acabei de ler no site do Cesma In Blues, e transcrevo abaixo, uma nota da coordenação do evento sobre alguns problemas que ocorreram. Reforço que no post anterior eu quis dizer que o Cesma In Blues ficou devendo no ponto de vista estrutural. Como relata a nota abaixo, não houve erros técnicos. O som estava muito bom bem como as imagens no telão, a iluminação, a cobetura colaborativa etc. Assim como elogios, e eu ja havia dito que o CIB é um evento importante para a cidade, as críticas também fazem parte do diálogo.

erros e acertos

Um dia depois da realização de mais uma edição do Cesma in Blues, relembrando algumas coisas que aconteceram e lendo os comentários que rolam pela rede, escrevo para lamentar. Lamento como as coisas aconteceram; lamento que o local escolhido não tenha a estrutura com que acostumamos as pessoas nas últimas edições; lamento que tenhamos ficado sem cerveja – um verdadeiro absurdo. Porém, aproveito para escrever sobre o que já havia dito (durante o que restou da noite): não podíamos nos afastar do Theatro Treze de Maio, porque a equipe estava envolvida com os 2 festivais e a escolha de outro local também implicava na produção de transporte para mais de 70 pessoas convidadas do SMVC. O Caixeiral que possui melhor estrutura, não tinha data disponível. Assumimos a escolha do Clube Comercial, tanto que a própria identidade visual concebida em cima disso.
Como em todas as edições, locamos o espaço, mas a copa é da casa e não tivemos gerenciamento nenhum sobre ela.
Apesar dos avisos sobre a expectativa de público, que sabemos, bebe – e bem, ainda mais numa noite quente, num ambiente quente (que já sabíamos que assim seria), a coisa se perdeu em algum momento.
Não transfiro a responsabilidade, porque a escolha do local é decisão da coordenação do evento e de mais ninguém. Até por isso também que esse festival é itinerante, tendo passado por diversos clubes e casas noturnas de Santa Maria.
Então, lamento que isso tenha acontecido, porque sei do empenho de todos que se envolveram para que tudo funcionasse direito. Lembro ainda que o CIB é feito com o empenho direto de algumas pessoas que sempre acreditaram no projeto. Somos parceiros de longa data e continuaremos sendo, porque crescemos na dificuldade e sabemos o quão importante é uma parceria na hora que o galo canta.
Esse ano ainda, tivemos uma turma que trabalhou na cobertura compartilhada, experiência comandada pelo @ferkrum, dando continuidade ao trabalho que iniciamos no FISL (Fórum Internacional de Software Livre) realizado em Porto Alegre, no último inverno, e que terá continuidade no #macondocircus. Aliás, o trabalho realizado neste CIB, serviu para “azeitar” a equipe. Ou seja, servimos de laboratório para que todos pudessem pegar o pique da coisa. Trabalho voluntário é assim, dispendemos energia, adquirimos conhecimento e crescemos em coletivo. Esse foi um acerto.
Apesar dos pesares, essa edição quase não apresentou erros técnicos. Um acerto importante, mesmo que seja de bastidor. Importante porque quem já trabalhou noutras edições sabe disso e percebeu crescimento de todos envolvidos.
Quem está na chuva sabe que uma hora ou outra se molha, e nós sempre andamos na chuva. Mas, lamento. Lamento por todos que se decepcionaram com essa edição. Lamento do fundo do coração e peço desculpas, assim como espero que esses incidentes e seus reflexos nos ajudem na caminhada de produção que, por certo, continuará.

paulo teixeira
coodenador do cib

Nenhum comentário:

Postar um comentário