terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Circus- breve avaliação pessoal

Eu sei que já falei do Macondo Circus 2009, mas considero importante fazer mais algumas observações já que o evento vai continuar. Então vamos lá:

Coisas que deram super certo, na minha opinião:
- shows e atividades artística na Praça que se mostrou acolhedora, tranquila e segura. Mérito da organização.
-qualidade das bandas: indiscutível. Tinha para todos os gostos.
-palco, qualidade do som e iluminação estavam sensacionais.
-intervenções teatrais, mercado das pulgas e eventos da sala Dobradiça (grafite, colagens, arte de rua) enriqueceram o evento enquanto manifestação de cultura urbana.
-oficinas e debates.
-cobertura colaborativa (detalhada mais abaixo) e as transmissões dos shows ao vivo pela Internet.
-registro audiovisual dos shows.
-utilização da estrutura do Shopping Popular (como camarim, venda de cerveja etc). Pelo menos serviu para alguma coisa aquele local. Sei que também foi usado no Cartucho. Aliás, esse "shopping" poderia ficar servindo para atividades culturais caso não dê certo como shopping popular.
-Macondo Coletivo está de parabéns!
Coisas que podem melhorar:
-divulgação das oficinas. O twitter é a ferramenta do momento, mas não dá pra menosprezar lista de emails, redes sociais e veículos tradicionais como o rádio, por exemplo. Acho que as oficinas poderiam ter sido melhor divulgadas.
-informar ao público presente na praça sobre a programação do Festival, onde tem CDs, onde tem oficinas, onde tem as intervenções artísticas. Faltou um bom animador, hehe.
-lixeiras extras na Praça. Pode parecer besteira, mas não tinha onde por os copos.
-bar Macondo continua quente (hahaha. #prontofalei)



Cobertura Colaborativa.
-Pela primeira vez, o Circus teve a cobertura jornalística que merece. A internet e suas ferramentas de comunicação foram muito bem utilizadas para divulgação das atividades do Festival Belo trabalho da equipe. Ótimas fotos, vídeos, entrevistas coletivas com as bandas. Textos muito bons, outros nem tanto. A cobertura da parte musical estava muito boa mesmo. Mas nem todas as oficinas tiveram cobertura assim como as intervenções artísticas e teatrais que mereciam mais registros fotográficos.
-Jornalismo musical. O mais interessante de envolver estudantes de jornalismo neste tipo de cobertura é contribuir para a formação de profissionais que possam atuar neste segmento mais especializado do jornalismo: cultura, música, bandas etc. Tenho certeza que muitos estudantes que participaram da cobertura colaborativa tenham despertado para este viés jornalístico e se motivado a futuramente trabalhar numa revista ou qualquer outro veículo especializado em música. Eu, por exemplo, tenho dificuldades para escrever de forma mais profissional sobre uma banda ou um músico. Estou até lendo a Noize pra ver se aprendo alguma coisa. Mas não só pra esse nicho de mercado que este tipo de cobertura é interessante. Entrevistar músicos, nem que seja de forma improvisada, fazer fotos, escrever textos e releases de forma rápida para logo serem postados no site, editar vídeos , entre outras coisas, introduzem esses estudantes ao chamado jornalismo multimídia ou convergente tão discutido na Faculdade e tão cobrado dos estudantes em suas práticas.
Óbvio que há coisas que podem ser melhoradas. Textos, posicionamentos dos repórteres nas entrevistas, perguntas mais espertas (mais conhecimento prévio dos assuntos), e um trabalho de assessoria de imprensa (envio de releases aos veículos). São detalhezinhos, porque, de forma geral, a cobertura foi show mesmo, visto que todos trabalharam de forma voluntária. Parabenizo a toda equipe e a Fernando Krum, que coordenou a cobertura.


3 comentários:

  1. Sil, já tinham comentado comigo e eu não havia percebido... as mudanças de layout que fiz no meu blog o deixaram igual ao teu hehehe. sorry, foi mesmo sem querer. Quanto ao teu post sobre o Circus, concordo contigo. Embora tenha acompanhado uma pequena parte, achei o evento muito legal e o ponto alto ficou por conta da ideia da cobertura colaborativa. Lixeiras na praça urgente!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Contador no blog. Sei. hehehe

    ResponderExcluir
  3. Ponto importante dos copos. Produção de lixo absurda mesmo em função dos copões gigantes de plástico, e santa maria peca em lixeiras (agora os trombolhoes verdes substituíram as pequenas de rua, próximas umas das outras). Sei que é complicado agradar a todos, mas, acho que valeu a dica da Sil.De resto, tava foda. Coisa mais acertada foi o Circus na praça...pertinho de casa, que beleza!!!

    ResponderExcluir