quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

na onda dos vampiros

Motivada pela curiosidade e também porque "caiu" na minha mão sem eu ter precisado entrar num livraria para adquiri-lo, li o famosinho Crepúsculo, de Stephanie Meyer.
Li em poucos dias. E o pior: gostei. Boa literatura. Já ouvi algumas pessoas criticando a narrativa por esta, apesar de falar de vampiros, não se encaixar no gênero horror ou terror. E realmente não é uma história de terror.
Crepúsculo é uma história de amor. Romance puro. E acho que é por isso que fez e faz tanto sucesso. Eu acho interessante que adolescentes leiam porque é uma boa história para se ler.
A narrativa não tem nada de nova. Pode ser considerada uma releitura de Romeu e Julieta porque trata de um romance meio que impossível entre uma garota humana e um vampiro. O próprio livro faz referências à obra de Shakeaspeare.
Crepúsculo é bom de ler, tem uma narrativa dinâmica permeada de romantismo, ação, mistério, aventuras. É uma leitura fácil de ser apreendida, não precisa pensar muito. Boa para se usufruir antes de dormir quando se está cansada de leituras acadêmicas.

A relação entre os protagonistas do romance, Edward e Bella, mostra, de certa forma, a oposição humano e não humano. Edward simboliza o perene, a juventude eterna, mas também a morte ou a não vida. Bella é a vida, o humano e suas fragilidades, a possibilidade da morte iminente. Ela é a tentação constante para ele que a ama, a deseja, mas se for a fundo em eu desejo, pode matá-la.

É claro que outro fator que explica o sucesso do livro é Edward, o vampiro maravilhoso que simboliza o príncipe dos sonhos de qualquer adolescente. É claro que eu não acredito que exista um Edward que não seja na ficção. Ele é perfeito e, por isso, irreal. No livro, todos os vampiros são lindos e maravilhosos, o que, na narrativa é explicado como atributos para atrair as presas, haha. Lembrou-me o Entrevista com o Vampiro que tem Brad Pitt e Tom Cruise como vampiros "tudo de bom".

Sim, tem clichês. Sim, não é muito original. Sim, a caracterização dos vampiros é esquisita, diferente de outros produtos sobre vampiros. Mesmo assim, Crepúsculo me conquistou. Minha cunhada querida, a Laura, me emprestou os outros três livros da Saga e eu já comecei a ler Lua Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário