sábado, 21 de novembro de 2009

34ª Secom - Hiperansiedade e Geração C

"Hoje somos multiplataformas". Cátia Lassalvia resumiu bem nessa frase o nosso atual comportamento com tantos dispositivos digitais à mão. Ela falou na palestra da abertura da 34ª Semana de Comunicação da UFSM que ocorreu na quinta-feira à noite. Com o tema "Convergência midiática e o fenômeno da social media: caos e inovação", Cátia elencou algumas características do momento atual:
- a convergência de mídias
-o espaço na web para o especialista, o generalista e o amador
-o emissor não exerce mais o controle sobre a produção e distribuição de informação
-a comunicação é multicanal e multidirecional

Hiperansiedade - Sim, somos multiplataformas. Navegamos na Internet com o rádio e a televisão ligados enquanto lemos um texto de um blog, vemos um vídeo no youtube, acessamos o twitter e conversamos com alguém pelo msn. Tudo na mesma hora. "Nós vivemos hiperativos, ansiosos, estressados e desfocados" disse Cátia, explicando que não há tempo para se consumir a quantidade de informações que nos é disponibilizada por tantos suportes.

A palavra - Para falar das redes socias, Cátia citou o conceito de Groundswell que seria algo que cresce rápido e de modo espontâneo. Conforme ela, as três forças sustentadores desse conceito são:
- Tecnologia: Interatividade, o open-source. A facilidade em lidar com as ferramentas e utilizá-las sem grandes conhecimentos de informática.
- Comportamento: vontade de expressão das pessoas, o desejo de se conectar às mídias sociais;
-Economia: novos modelos surgem (wikinomia), a cauda longa da informação, o mercado de nichos, as facilidades de produção, disponibilização e busca que a Internet proporciona.

Prosumer - Um dos pontos centrais da fala de Cátia foi sobre o novo consumidor. Conforme ela, ele está em múltiplos lugares; na Internet, nas mídias móveis, nas ruas, na televisão. Por isso, o importante é mapear presenças e não esquecer que os consumidores agora são prosumers (produtor + consumidor).
Conteúdo e consumidor são os pontos centrais dessa nova configuração econômica. É a força da Geração C: Conteúdo, Colaboração e Conexão.

Medo.

Um comentário:

  1. Fiquei feliz e triste com os textos sobre a Secom. Triste porque pelo jeito houve palestras que me interessariam muito e que eu perdi, e feliz porque pelo menos tu me contou um pouquinho aqui sobre o que rolou...

    ResponderExcluir