terça-feira, 17 de novembro de 2009

Revista O Viés

É muito legal ver estudantes de Jornalismo, futuros (ou já) jornalistas escrevendo e divulgando seus próprios textos, opiniões e ideias.

Há alguns dias, oito alunos do quarto semestre de Jornalismo da UFSM lançaram uma revista online com a intenção de divulgarem seus textos sobre diversos temas como política, cinema, psicologia e mídia.
A revista se chama O Viés justamente porque traz temas a partir do viés de cada um dos seus autores.

Há textos sobre terrorismo e mídia, sobre bons filmes, sobre a felicidade etc. E textos bons; dá para perceber um cuidado na redação e na argumentação de cada um dos autores que se propõe a escrever sobre um determinado tema. Pode-se dizer que são pequenos ensaios sobre um assunto que não precisa ser necessariamente aquele que está na "boca do povo".

Acredito que a revista, que também pode ser considerada um blog coletivo, resgata a importância da expressão de nossas opiniões, nossos pontos de vista sobre um assunto, nosso viés...e tudo é viés....tudo passa por um olhar. Principalmente o jornalismo.

Trabalhar os textos da melhor forma possível, ter o compromisso de atualizar a revista, divulgá-la e abrir-se a críticas, boas e ruins, são exercícios de prática jornalística e também de profissionalismo.

Achei muito interessante a utilização de uma plataforma online para criar a revista. Na minha época de Faculdade, a moda eram os fanzines que eram os nossos espaços de expressão, em folha de papel e xerox. Agora temos a Internet, que é própria para esse tipo de iniciativa; A Internet potencializa e torna concreta esta nossa vontade de divulgar ideias, e os blogs mostram isso.

A divulgação da revista também é feita pelo twitter, seguindo a atual tendência dos meios de divulgar seus produtos por meio dessa rede social.

É bem por aí. É preciso entender que o campo do jornalismo está passando por profundas transformações.
Não dá mais para se iludir, achando que depois de formados, os jornalistas terão lugar nas empresas. É preciso superar a lógica do jornalista-empregado, vinculado a instituições jornalísticas. Infelizmente este pensamento ainda é forte, inclusive nos cursos de Comunicação Social que tendem a querer preparar os estudantes para um "mercado" que nem existe mais.

A Internet pode ser uma ótima ferramenta de trabalho para jornalistas atuarem de forma mais autônoma, sem precisarem se submeter a lógicas empregatícias falidas.

Parabéns a Revista O Viés e seus criadores. E Boa Sorte.


3 comentários:

  1. Silvana
    Sendo bem piegas, ver um post como este nos deixa ao mesmo tempo assustados e agradecidos.
    O "susto" está sendo diário, porque tantas visualizações, comentários e etc., sentimos que a revista fluiu.
    Agradecidos, claro, pelo tratamento dado à revista aqui no teu blog.
    É bom saber que profissionais da área estão conosco, ajudando e criticando quando necessário (tudo é acréscimo, não?)
    Um grande abraço, Bibiano.

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes falta coragem aos acadêmicos de jornalismo, ao não quererem buscar espaços pra divulgar suas ideias... Fico feliz em ver essa iniciativa, sempre busquei ter atitudes como essas na graduação! a UFSM precisa de iniciativas que saiam do senso comum!

    Willian Araújo
    www.opiniaoposta.com.br
    www.twitter.com/opiniaoposta

    ResponderExcluir
  3. Silvana, podes ter certeza que o esforço tá sendo enorme pra que a qualidade e cuidado na redação sejam sempre prezados..
    Muito obrigada pelo incentivo, ler o que tu escreveste dá um ânimo enorme na gente!
    Beijão!

    ResponderExcluir