terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Romaria sempre igual

Ai, ai...todo ano é sempre igual. Eu gosto de olhar a cobertura da Romaria pelos veículos locais só para constatar que é sempre a mesma coisa. É o jornalismo repetitivo.
E não culpo os jornalistas. É uma coisa maior do que eles. Rotina, agendamento, sei lá...é preciso se partir de algum lugar. E a multidão é tão grande que às vezes a gente "se perde" mesmo, em vários sentidos.

O que não pode faltar no manual de cobertura da Romaria:
- crianças vestidas de anjo - os fotógrafos já saem procurando as crianças-anjinhos.
-pessoas de pés descalços - sempre tem centenas de pessoas pagando promessas
-pessoas fazendo o percurso de joelhos - é mais raro, mas é um ótimo case para a imprensa
-deficientes visuais ou físicos pagando promessas ou sendo conduzidos por alguém que está pagando promessa
-idosos com velas
-romeiros de outras cidades
-dramas - toda cobertura que se preze traz as mais dramáticas e trágicas histórias de pessoas que, desenganadas pelos médicos, foram salvas pelas orações à Medianeira. Geralmente esta é a parte interessante dos textos dos veículos de comunicação porque traz à tona essas histórias humanas.
-políticos - Todo jornal que se preze aproveita a pauta para colocar, na página de política, quem eram os políticos que estavam na Romaria. A matéria é sempre fofoquenta, como mostrou o Diário de ontem, pois não há informação útil.

Quando cobri a Romaria, em 2003, pelo Jornal A Razão, eu também segui o script. Mas lembro que fiz uma página só sobre os vendedores ambulantes da Feira. É impressionante! Vem gente do nordeste para vender seus produtos aos devotos. São pessoas que acompanham eventos religiosos e tem muitas histórias para contar.

Quem pegou esse viés, na televisão, ontem, foi a TV Pampa. Entrevistaram um ou dois vendedores. Achei legal! A RBS se focou nos romeiros e nas graças alcançadas.

Há como cobrir a Romaria de outras formas? Sim e não. Há procedimentos quase que obrigatórios, sim, mas também há como abordar o evento de outras perspectivas.

2 comentários:

  1. Silvana! gostaria que pesquisasse s/o tema da Romaria! Não acompanhei as orações e cantos, mas, me corrija se estou enganada,o tema principal foi os 100 anos da diocese de S.Maria. Que pobreza! acho que a Igreja perdeu grande oportunidade de aproveitar o grande numero de fiéis e abordar temas mais ligados ao social, meio ambiente, justiça etc.etc....Não achas?

    ResponderExcluir
  2. Sim, o tema foi esse. Também achei uma pobreza mesmo. Não se aproveita a oportunidade para discutir nada. É um evento para legitimar a tal da diocese e, claro, para encher os olhos. Evento midiático mesmo; acredito que não há interesse em colocar outros temas em pauta, infelizmente. Tem gente que vai na romaria só para fazer compras...

    ResponderExcluir