quinta-feira, 30 de abril de 2009

Slumdog Milionaire


Acredito que as oito estatuetas do Oscar de Slumdog Milionaire, do diretor Danny Boyle, foram merecidas. O filme é muito bom. Simples, romântico, com atores desconhecidos do grande público que atuam de maneira muito verdadeira.
A Índia mostrada no longa não tem nada a ver com o País bonitinho visto na novela das oito. Mas o filme não é bom porque mostra a face de miserabilidade dos indianos e as consequência da intolerância religiosa.
Como um "favelado" ganha 10 milhões de dólares em um jogo de perguntas e respostas? É um trapaceiro? É um gênio? ou Está escrito? Estas são as perguntas colocadas aos espectadores bem no início do filme. Descobrindo a história sofrida de Jamal Malik, o protagonista, vamos entendendo que é possível, sim, ele ter acertado as respostas. Acredito também que o filme conquistou o público porque trata da história de um garoto pobre, que, apesar de todas as adversidades que enfrentou na vida, não virou um marginal, como seu irmão, e nunca desistiu de encontrar a menina de sua vida que ele conheceu quando criança. O amor por Latika faz com que ele, inclusive, participe do Jogo. Sim. "Quem quer ser um milionário" pode até ter alguns clichês, mas é um filme de amor, em que ficamos torcendo por nosso herói, Jamal. Herói que perdeu a mãe quando criança, foi enganado várias vezes, é pobre, não terminou os estudos, mas que aprendeu muito com a vida e que usa a sabedoria das ruas e da experiência vivida para acertar as tais perguntas do Jogo. É um belo filme. É uma pena que tenha ficado menos de uma semana em cartaz para dar lugar a porcarias como Velozes e Furiosos.

Indicados ao Oscar como melhor filme:
  • O Curioso Caso de Benjamin Button
  • O Leitor
  • Milk - A Voz da Igualdade
  • Quem quer ser um Milionário?
  • Frost/Nixon
Apenas o último, Frost/Nixon, ainda não passou em Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário