segunda-feira, 20 de abril de 2009

UFSM e suas duas chapas

Então teremos eleições para Reitoria na UFSM. Duas chapas concorrendo. Pela situação, a chapa 2, o vice-reitor Felipe Müller e o diretor do Centro de Ciências Rurais Dalvan Reinert. Na "oposição", a chapa 1 formada pelo coordenador da Pós de Odonto, Paulo Burmann e a diretora do CCNE, Martha Adaime. Pelos slogans ou nomes das chapas já dá para ter uma idéia das linhas ideológicas de cada candidato.
"Movimento por uma nova UFSM" é o apelo da oposição. "Nova UFSM" pressupõe mudanças inovadoras que a Universidade precisa, coisas que não estão bem e precisam ser radicalmente modificadas. Talvez uma nova relação com as fundações depois dos fatos envolvendo Fatec, ou, talvez, um maior envolvimento de todos os setores da universidade na discussão de políticas da instituição, conforme entendi da entrevista do candidato no Diário de SM da sexta-feira passada.
"Por uma universidade de ponta...a ponta" é o tema-apelo da chapa número 2, da situação. Achei interessante o trocadilho com a ponta, pois trabalha com a idéia de que a UFSM é uma universidade de ponta, ao mesmo tempo que transmite uma proposta de dirigir a Universidade em toda a sua extensão, sem excluir ninguém. Hummmmm...belo exercício esse de elaborar estes slogans de chapas; uma única frase deve traduzir a proposta da chapa, além de chamar a atenção.

As propostas e a Mídia

A propaganda começa agora, mas a chapa número 1, já está preocupada com isso há algum tempo. Cartazes espalhados pelo Campus há vários dias divulgam o blog http://novaufsm.blog.br. O blog, aliás, foi criado ainda em fevereiro e disponibiliza material de temática variada. Há textos muito bons como o de Marcelo Soriano publicado no dia 5 de março. Ele fala do atraso da UFSM quanto à disponibilização da Internet no Campus e a falta de estrutura dos laboratórios de informática. O blog do Movimento por uma nova UFSM é muito bom, há textos de várias pessoas diferentes, notícias e fotos das atividades dos candidatos. Há também uma comunidade no Orkut. Pelo que se vê, o pessoal está aproveitando bem as ferramentas de comunicação disponíveis. Só faço algumas ressalvas. Acho que ao invés de postar uma matéria da Folha de São Paulo sobre o problema que envolveu uma estudante cotista, o blog poderia ter colocado uma opinião do candidato sobre as cotas ou sobre o episódio. Espero que a partir de agora, eu posso encontrar no blog as idéias e opiniões da chapa sobre determinados assuntos e não textos puxados de sites ou de apoiadores. O email de contato da chapa é o movimento@novaufsm.blog.br.

Eu não consegui achar nada na rede sobre a chapa número 2, do vice-reitor Felipe Muller. Li, num outro blog, o release da assessoria da chapa informando que "em breve estará no ar o portal de comunicação digital com mais informações sobre a pré-candidatura". Conclui que não há blog, ainda. Em compensação, há uma assessoria de imprensa organizada que distribui as notícias ,e isso é muito bom. A chapa também já inaugurou um comitê, em Camobi. O email de contato é o felipe.dalvan@gmail.com.

Então, vamos aguardar a tal campanha. Espero que ela possa render bons debates sobre a UFSM, seus méritos e suas deficiências. Que os debates sejam mais interessantes do que o que se leu no Diário na sexta-feira.

7 comentários:

  1. queria ouvir e ver uma chapa dessas é enfrentar dizer e fazer a radicalização democrática da Universidade. No sentido de se abrir para a sociedade, construir o comum e juntar-se às lutas dos muitos, das multidões.Não entendo porque estão no calçadão distribuindo panfletos ou abrindo blogs para que? pois suas práticas após eleições são corporativas fechadas arbitrárias para os cidadãos e inclusive para os acadêmicos.Uma instituição mantida com dinheiro de todos nós não se liga em nada com o que acontece ao seu redor.Propõe mudar o nome em vez de universidade para particularidade,privacidade.

    ResponderExcluir
  2. Silvana!
    Muito bom o teu post... interessante!

    Só para contribuir: o site de Felipe e Dalvan entra no ar oficialmente amanhã neste endereço:
    http://felipedalvan.net/home.jsp

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela informação, Vanessa. Eu estou esperando por isso, inclusive, para registrar aqui no blog.

    ResponderExcluir
  4. Bolsa para todos os alunos de mestrado seria interessante né sil, hehehe!!!!

    ResponderExcluir
  5. É verdade! Ou pelo menos uma melhor distribuição das bolsas e critérios mais claros para concessão de bolsas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana!

    Segue um release sobre o Jantar Oficial de Lançamento da Chapa 1:
    ------------------------
    Jantar do Lançamento Oficial da Campanha Burmann-Martha à Reitoria da UFSM 2009-2013

    O Movimento por uma Nova UFSM e seus candidatos à Reitoria 2009-2013, Paulo Burmann (Reitor) e Martha Adaime (Vice Reitora),
    realizam o Jantar de Lançamento Oficial da Campanha da Chapa Nº 1.

    Data do evento: 28/04/2009 - Terça-Feira.
    Horário: 20h.
    Local: Salão da Igreja do Amaral - Faixa de Camobi.
    Valor do ingresso: R$ 5,00.
    (Ingressos limitados)

    Obs.: Convites podem ser reservados pelo e-mail movimento@novaufsm.blog.br ou
    com Mari, pelo celular (55-9923-4527).
    -------------
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caros,
    gostaria de salientar que as bolsas são concedidas por projetos ou por produção científica, por isso são distribuídas da forma atual.

    ResponderExcluir