sexta-feira, 3 de abril de 2009

Watchmen


Quarta-feira fui no cinema com o Duda (foto) ver Watchmen Ainda bem que fui na quarta porque o filme ficou somente UMA semana em cartaz. A Alice ficou de cara porque queria ir ver no final de semana. Já era! Alguns filmes ficam semanas, outros saem depois de uma semana. Watchmen tinha censura 18 anos; talvez por isso não tenha ficado mais tempo. Parece-me que os filmes que ficam mais tempo são para crianças ou adolescentes que, acredito, fazem parte do principal público dos cinemas de shopping. Com censura 18 anos, não deve dar muita gente, então, troca-se o filme. Essas lógicas de mercado são irritantes.
Mas achei legalzinho o Watchman. É claro que eu nunca li a revista em quadrinho que deu origem ao filme, por isso meu julgamento é do filme pelo filme e deu. Nenhuma análise mais aprofundada. Gostei da desconstrução dos heróis ou do anti-herói ou a humanização dos heróis. No filme, os heróis matam inocentes, violentam mulheres, falham sexualmente e coisa e tal. Em meio à história clichê de destruir e salvar o mundo, há diálogos muito bons. Semana que vem, vou ver Milk.

Um comentário: