segunda-feira, 23 de março de 2009

Diversões da Baixada


Gosto de fazer programas diferentes. Ir a um jogo de futebol foge bastante da minha rotina, por isso gosto de aproveitar a oportunidade, ainda mais quando mulher não paga a entrada. Foi o caso de ontem de tarde. Fui com a Manuela (foto) na Baixada para ver o coloradinho jogar contra o Avenida de Santa Cruz.
Na chegada, torcedores da fanáticos do lado de fora em protesto contra a diretoria do Inter que não teria fornecido ingressos. Não entendi muito bem os motivos da manifestação e como estava sem rádio, não consegui mais informações sobre o problema. Dentro do estádio, no lugar da Fanáticos, uma faixa bem agressiva dizendo: "Rempel incompetente, torcida ausente". É...a coisa estava feia. Hoje de manhã, ouvi na Imembuí muitas críticas à faixa e justificativas de que o Clube passa por graves problemas financeiros.

Afora isso...o jogo estava ruinzinho. Eu me disperso quando vou ver jogos ao vivo. Perco lances e acho estranho não ver replay (coisa de quem está acostumada com televisão). Ontem perdi vários lances por não estar concentrada. Já ocorreu um caso de eu ter me distraído e não ter visto um gol. Que droga!! Por outro lado, estar no estádio permite que se veja o jogo de uma forma ampla, com mais detalhes dos lances, e não recortada e fechada como é na televisão.
É fácil se desconcentrar no meio da torcida. São muitos elementos visuais que chamam a atenção: é o vendedor que passa, torcedores de rádio na mão que ficam xingando o bandeirinha o jogo todo, a performance da torcida, os batuques das charangas, enfim.... Eu gosto de ficar observando o comportamento das pessoas e fico rindo do vocabulário da galera na hora de xingar o juiz ou os jogadores. É muito divertido!!! Pior que ainda não consigo me soltar e chamar o juiz de filho da puta a toda altura. Mas vou conseguir.
E com um jogo chato, todo este universo extra-campo fica mais interessante do que ficar olhando a partida. Acho que um rádio iria melhorar a concentração, talvez.
Mas, enfim, o Interzinho ganhou de um a zero e até que fiquei satisfeita. A torcida compareceu em bom número, pois o valor do ingresso foi bem acessível.
Beijos para Manuela, e para o Oneide e PG que assistiram ao jogo com a gente.

2 comentários:

  1. Temos motivos importantes para estar protestando contra o presidente do INTER SM( como assim chamado, e não coloradinho e interzinho.
    Atorcida Fanáticos da Baixada este ano completa 5 anos de existência, frequentamos a baixada não somente nas horas boas.. chuva e sol estamos sempre apoiando o time. Muito fácil e confortável ir aos jogos somente uando mulher não paga. Difícil é ir aos jogos fora da cidade, pagar excursões e ingressos do próprio bolso.
    Pedimos ao presidente que nos desse apoio em casa. Não pedimos ingressos de graça, queremos o apoio para 70 integrantes que fazem diferença dentro do estádio. Ingressos foram dados à pessoas que nunca foram a baixada e apenas o presidente não nos apoia. Do restante da direção temos apoio, pois reconhecem o trabalho dificil que fizemos. Entramos no 2º tempo por amor ao time.

    ONDE VOCÊ ESTAVA NA SEGUNDA DIVISÃO?

    ResponderExcluir
  2. Opa!! Obrigada Paulinha pelos teus esclarecimentos. Admiro a paixão e companheirismo que a Fanáticos tem pelo Inter-SM que eu chamo carinhosamente de Coloradinho, não para depreciar. Eu não tinha claro os motivos de vcs, agora entendi. Também não concordo com distribuição de ingressos a VIPS e acho que realmente vcs fazem toda a diferença no estádio. Reconheço o trabalho de vcs, sim. Só não concordo com a discriminação aos que vão ver os jogos de vez em quando e entram de graça. Vcs enquanto integrantes de torcida organizada podem conseguir o ingresso mais barato. Eu não. Por isso vou apoiar o time quando a entrada é gratuita para mulheres. Qual o problema?
    E eu realmente não fui nos jogos da Segunda Divisão. E daí? Assumo meu papel como torcedora esporádica que há pouco tempo começou a frequentar a baixada, diferente de vcs.Não é pq estava ausente na segunda divisão que não posso ser torcedora agora. Não vejo sentido em estabelecer níveis de torcedores: os que dão o sangue e os recém chegados. Ha, por favor, né.
    De qualquer forma, obrigada pela manifestação.

    ResponderExcluir