domingo, 1 de março de 2009

Mais jornalistas


Sexta-feira, dia 27 de fevereiro. Fui na colação de grau da Comunicação Social da UFSM. Formaturas da Facos é sempre igual: muuuuuuuuiiiiita gente!!! Nossa! Tem que ser lá no Park Hotel Morotin mesmo para suportar o público. Afinal, se formam alunos do Jornalismo, da Publicidade e Relações Públicas. São uns 60 formandos. Eu fui a convite da minha querida Bruna Taschetto que trabalhou comigo na Câmara de Vereadores durante o ano de 2008. A Bruna já era uma profissional desde que começou a trabalhar no Legislativo. Já tinha a prática da TV Campus e chegou na TV Câmara com bastante profissionalismo e com seu jeito simpático marcado pelo sorrisão (foto). Competente, dedicada, esforçada, sensível...É ela.
Gosto de ir em colações de grau, mas gosto mais, é claro, de ir em colações dos cursos de Jornalismo. Fico feliz de ver o pessoal se abraçando, de ver os formandos felizes, emocionados. Eu já estive no lugar deles e sei que é um momento de felicidade e também de tristeza porque nos afastamos daquele mundo divertido de quatro anos. Mas, particularmente, gosto muito de ouvir os discursos. E foi muito bom ouvir as palavras dos oradores da turma de Jornalismo. Os dois meninos encarregados falaram muito bem. Destacaram que realmente não existe imparcialidade no Jornalismo, relativizaram a "verdade" que os jornalistas buscam e falaram do compromisso com a sociedade que os formandos devem ter depois de deixar uma universidade pública. Legal. Falaram de maneira simples mas sem cair no papinho superficial e óbvio das "festas", ou dize que agora esses formandos fazem parte de uma "elite". Ai, ai. Mas tudo bem. É difícil resumir em um texto todas as questões que perpassam quatro anos ou mais de Faculdade, mas me pergunto por que os alunos de Publicidade não conseguem ser mais reflexivos. E isso aconteceu na minha colação também.
Quero parabenizar também o professor Paulo Araújo, paraninfo do Jornalismo, que lembrou do Jornalismo esquecido feito pelo repórter que vai a rua colher as informações e não fica refém da entrevista por telefone e do Google. Paulo ainda comentou a polêmica frase de Gabriel Garcia Marques:"o jornalismo é a melhor profissão do mundo". Ele explicou esse conceito, mas não me lembro mais. Tomara que dentre todos os jornalistas que se formaram na sexta-feira, haja profissionais que tentem fazer algo diferente do que anda sendo feito, mas isso é assunto para outro post.
Teve uma coisa diferente nesta formatura que me chamou a atenção. Ao entregar o canudo, a coordenadora dizia assim aos formandos: Confiro-lhe o grau.....Podeis ensinar e exercer a profissão. Este"ensinar" não tinha na minha época. Achei interessante, pois inferimos que quem se forma também pode ensinar sobre a profissão. Ensinar. Legal.
Foi uma bela formatura. E uma bela festa da Bruna que comemorou o momento junto a mais três colegas. A todos, um bom começo nesta tão encantadora e também difícil profissão.

7 comentários:

  1. "MAIS JORNALISTAS: ESPERANÇAS PARA UM OUTRO JORNALISMO"???!!!!

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHahahahahahahahhaaaaa

    ResponderExcluir
  2. ufa! inda bem que tu tens coragem de levantar bandeiras, sil... aff.

    ResponderExcluir
  3. por que tu falou mal da formatura dos jornalistas da unifra e falou bem da dos jornalistas da ufsm?????

    ResponderExcluir
  4. Paulo Francis: eu aceito tua chacota, fui meio romântica no meu comentário. Mas acredito que mais jornalistas formados podem significar novas idéias para este jornalismo velho e ineficiente que aí está.

    Caro Clodovil: em algumas bandeiras eu ainda acredito, sim.

    Mana Irani, eu não falei mal da formatura da Unifra.Falei mal do discurso dos oradores da turma. Me detive a isso. Inclusive elogiei o discurso da Rosana Zucolo, que foi muito bom. Mas me decepcionei com as idéias colocadas pelos alunos. Foi isso

    ResponderExcluir
  5. rsrsrs... ai, ai, silvanis... não (me) leve tão a sério!

    ResponderExcluir
  6. meu comentário é só pra dar uma movimentada, uma bombada neste blog, oras.

    ResponderExcluir
  7. Eu sei Leo. Estou gostando que tu está olhando o blog. Sério mesmo! Para mim é uma honra te ter como leitor.
    E adorei o Clodovil Noites e Madrugadas

    ResponderExcluir