domingo, 8 de março de 2009

Hoje é o dia...


Então hoje é Dia da Mulher. Superrelevante. Óbvio que eu tinha que falar sobre isso, afinal, Agenda Setting!!! Assunto obrigatório. Jornalistas adoram pegar listas de dias. São trunfos quando não se sabe o que fazer.
Dia do encanador, pauta. Dia do médico, pauta. Dia do advogado, pauta. Dia dos operadores do Direito (podem acreditar porque existe), pauta. Dia de combate ao diabetes, pauta. Dia da caridade, pauta. Todos os dias de alguém ou alguma coisa viram pauta quando não se tem pautas melhores.
É claro que o Dia da Mulher é uma pauta bem mais tradicional e tem toda uma filosofia por trás, uma origem nobre e tal. Mesmo assim, é uma pauta chata. Todas essas matérias sobre "dia de alguma coisa" são chatas e repetitivas. O Dia da Mulher, então. Que saco ver e ler matérias jornalísticas sobre Dia da Mulher. Entendiante. Mas eu me odeio porque sempre acabo lendo ou vendo para ver se descubro algo interessante. É curioso ver as abordagens. Geralmente é sempre a mesma coisa. O Diário não publicou matéria, mas uma foto com uma rosa, fazendo referência ao Dia. A Razão publicou uma matéria sobre "mulheres empreendedoras" e aproveitou para fazer uma propaganda de um café da cidade. E a RBS TV, na sexta-feira, relacionou mulheres com rosas. Superoriginal. A Zero Hora, hoje, falou sobre a mulher moderna e as mulheres que estão cansadas de exercerem papéis múltiplos e agora querem casar, ter filhos e depois ter sucesso profissional. Ai, Ai. Fora as matérias sobre a mulher urbana que é sempre uma empresária. E os eventos então...Semana da Mulher. Palestra sobre consciência feminina (bléé), exposição com tema mulheres, distribuição de rosas na rua, e cursos de automaquiagem, claro...Pior é receber aqueles cartões com poemas puxados da Internet, em cima de fundos floridos.
Ei, que mau humor. Será que ainda é importante celebrar o Dia da Mulher?

6 comentários:

  1. oi, Silvana. Tá tudo muito bem, tá tudo muito legal - como diria a Blitz (sim, sou desse tempo). Concordo contigo. É tudo lugar comum. É tudo clichê. Mas, como continuaremos a "celebrar", para usar uma expressão tua, o Dia da Mulher, qual a alternativa? mmmm... Console-se: pessoalmente, não aguentava mais a história das mulheres de Chicaco. Pelo menos disso, neste ano, nos livramos. Hehehehe

    ResponderExcluir
  2. O pior é ver na rede que Hebe Camargo, Ana Maria e até Adriane Galisteu são exemplos de mulheres de "sucesso". Ave!!!

    ResponderExcluir
  3. Pode tudo ser clichê, mas eu adooro ganhar rosas...hehehe
    Não adianta querermos ignorar a data. A melhor matéria que assisti sobre a data foi no Esporte Espetacular, na Globo, neste domingo pela manhã. Foi a respeito das mulheres do quilombo Conceição das Crioulas. Vale a pena!

    ResponderExcluir
  4. hehehe... viu, Silvana?! Duas coisas: as rosas continuam em alta (eu próprio dei as minhas, a um custo pra lá de inflacionado... hehehe). E, procurando bem, já tem gente buscando alternativas. Mas é difícil, reconheço.

    ResponderExcluir
  5. É...acho que é despeito meu porque não ganhei rosas, hehe. Que droga!

    ResponderExcluir
  6. Oie! To conhecendo teu blog agora, vou começar a vir seguido. Bjos!

    ResponderExcluir