sábado, 21 de março de 2009

Literatura de encantamento


Uma das melhores coisas do período de férias é poder ler os romances que se quer. Nos últimos dias, em função do Mestrado e das leituras obrigatórias, ando um pouco privada de ler os vários romances que tenho comigo. Mas nessas férias fiquei feliz de ter conseguido ler "O Outro Pé da Sereia", do escritor moçambicano Mia Couto. Li este livro motivada pela satisfação e pelo prazer que tive de ter lido outro romance dele: "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra". São livros sensacionais. Narrativas encantadoras mesmo.
Quando fiz Letras não aprendi quase nada de análise literária. Por incompetência minha mesmo, portanto, não vou saber fornecer aqui argumentos realmente bons sobre essas duas obras primas.
São livros realmente muito bons; personagens belíssimos, marcantes, que vivem numa África que é real e mágica ao mesmo tempo. As misteriosas, dramáticas e estranhas relações familiares são abordadas nos dois livros, mas mais fortes em "Um rio...". Já "O outro pé..." mostra a força dos costumes, das crenças e dos mitos que cercam a família de Mwadia Malunga. Os dois romances têm aspectos de uma literatura fantástica em que coisas aparentemente inacreditáveis acontecem misturadas a dura realidade.
Nos dois livros, há frases memoráveis ditas pelos personagens.
"quem se lembra tanto de tudo é porque não espera mais nada da vida" (de Constança, Malunga mãe de Mwadia)
"os que me conhecem sabem: gosto de surpresa, mas só quando sou avisado" (do vidente Lázaro Vivo)
"quem não vê seus sonhos é porque está sonhando aquilo que está vendo" (???)
"temos medo do pó porque é uma prova de que o Tempo existe e nos vai tornando obsoletos, quase minerais" (Mwadia)
"Primeiro, desejamos uma mulher que nos faça sentir a Vida. Depois, queremos uma mulher que nos faça esquecer a vida. Por fim, queremos apenas estar vivos" (do alfaiate Jesustina)
"A saudade é uma tatuagem na alma: só nos livramos dela perdendo um pedaço de nós" (Mwadia).
Estes são apenas fragmentos da poética narrativa dos livros de Mia Couto. Deste grande autor ainda tenho comigo para ler: "Veneno de Deus, Remédio do Diabo" e "O vôo do Flamingo".
Um agradecimento e um beijo para Lúcia e Leonardo que me deram de presente, há dois anos, "Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra".

6 comentários:

  1. Sil, depois de tamanha propaganda, tô na fila de empréstimo dos livros, hehe. Um beijão!

    ResponderExcluir
  2. Já tenho dois aqui para disponibilizar. Como cada um tem seus gostos em literatura, talvez não seja todo mundo que goste do estilo do autor. Mesmo assim, recomendo.

    ResponderExcluir
  3. O "Escritor da terra". Só podia ser biólogo,né?hehehe.

    ResponderExcluir
  4. Foi o Marcio Tascheto e o Alex que me afetaram com os comentários sobre o Mia Couto. Principalmente sobre o livro "Terra Sonâmbula" que, dizem, é um dos mais bonitos dele. Pior que eu indiquei pra sil e ainda não consegui ler nenhum!! ô diacho!!
    beijos e beijos e parábens pelo blog minha querida Sovâna ou Unghaaaa!!! (assim chamada pela Alice na sua tenra infância)hehehe

    ResponderExcluir
  5. Ha...foi o tdb...que legal...Mas esse Terra Sonâmbula eu não lembrava, vou ter que ir atrás... Não me fala em ler que agora estou privada de ler meus romaces!!! Damm it!!!

    ResponderExcluir