domingo, 29 de março de 2009

Once upon a time

Era uma vez. Uma jovem que gostava de ver filmes, TV e Internet. O horário dos telejornais era sagrado pra ela, assim como o CQC toda segunda-feira à noite. Ela gostava de ler vários jornais por dia e agora lê apenas um. Também era sagrado o ritual de ler seus romances sempre antes de dormir. Filmes: inclusive durante a semana. Ela gostava também de ficar no MSN, de atualizar seu blog, ler seus emails e navegar em vários sites e blogs interessantes. Ela também curtia ir em festas, sair na noite, namorar, beber uma cerveja, e passear...É claro que ela trabalhava, mas sempre tinha tempo pra fazer estas outras coisas, pois não se ocupava com o emprego nos finais de semana pelo menos.
Mas aí ela saiu do emprego e achou que seria muito legal e útil fazer Mestrado, afinal, ela também gostava de estudar e pensava no seu futuro profissional. Agora, os finais de semana dela se resumem a leituras e resenhas. Ler, ler, ler. Estudar, estudar, estudar. Ela teve que cortar várias coisas que ela fazia antes. Ela não reclama de ter entrado no Mestrado; só está sentindo falta daquela liberdade que tinha antes. Coitada. Acho que ainda não se adaptou a algumas coisas. Mas ela é persistente e está gostando de estudar. O problema são os prazos, as resenhas exigidas e algumas aulas que não acrescentam muito. Mas ela sabe que tudo isso é necessário e que ela só está sofrendo porque não é organizada nem disciplinada como deveria ser. Ela está tentando...

9 comentários:

  1. Conheço essa garota...
    Relaxa! Está sendo difícil agora. É uma questão de organização. Mas não vou te mentir não: temos que abrir mão de algumas coisas. Não precisa deixar tudo de lado. Seleciona melhor. Ou faz um grande cronograma, uma agenda legal com horários para tudo, inclusive para assistir aos filmes, ler romances...Quando tudo se tornar hábito, não precisa de agenda.
    Boa sorte na sua organização e não desanima não.
    Também estou na corrida.

    ResponderExcluir
  2. Maurício. Invejo tua organização. Obrigada pelas dicas, vou tentar segui-las. Não desanimarei, ainda mais com colegas como vc, a Luciana, a Pati. Valeu pela amizade!!

    ResponderExcluir
  3. que nada.. deixa de te queixar... vai dar tudo certo.. ah, te dou uma dica.. fala com a Fabi, que até tem marido (chato, como vc sempre soube.. hehehe) e filhos... Não te preocupa.. no fim, dará certo. E dá pra fzer tudo isso que você faz hoje. Garanto. Sem precisar se divorciar de nada.

    ResponderExcluir
  4. E quando alguém tem que abrir mão de tudo... leituras, esportes, sono, refeições, família e além disso presenciar diariamente desgraça e abandono humano!!!! As gravuras da fachada do husm poderiam ser substituídas pela pintura de picasso - Guernica.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo disse...De fato a academia ou a escola são lugares de sofrimento de não vida para os confinados. É um espaço de competição de submissão a pautas dos outros`...é sempre amesma historia ,adiamento para um futuro incerto das promessas nunca realizadas. Como se sái dessa? Na minha opinião, sera´preciso subverter estes tempos e espaços em lugares de vivencias significativas alegres, prazeirosas de cooperação grupal e trocas enriquecedoras, criativas ... Irineu

    ResponderExcluir
  6. Ai ai ai... qualquer semelhança é mera coincidência, colega! Mas, assim, veja pelo lado bom: eu ainda tenho uma filha (o que me faz muito feliz), uma cachorra, uma casa pra limpar... Mas tinha tudo isso antes do Mestrado e eram dois trabalhos e mais estudo pra concurso e para a seleção. Mesmo hoje tendo menos tarefas, me vejo numa sinuca muitas vezes. Ainda não abri mão de nada, mas começo a me preocupar com uma coisa. Esse povo da academia consegue fazer aquelas coisas prazerosas que todo mundo faz e ainda por cima ser super produtivo no meio? Tenho minhas dúvidas! De qualquer modo, o que são dois anos em uma existência inteira? Ah, só que é apenas o começo. Depois vem doutorado, os concursos, o pós-doctor, as publicações, os congressos. E o estrelato! hahaha
    Mas, concordo com o Claudemir, para de te queixar, guria.

    ResponderExcluir
  7. São só 30 anos da tua vida estudando,Sil. Passa rápido!!!tsc,tsc,tsc...

    ResponderExcluir
  8. Bah, que horror essa conta! Acho que não vai passar nunca. Solidariedade a todos que, como eu, tem que estudar, fazer graduação, pós, mestrados, doutorados e afins. Obrigada a todos pelas dicas e pelo apoio!

    ResponderExcluir
  9. Colega, primeira vez que passo por aqui e já me deparo com uma história muito, mas muito parecida com a minha atual situação!!! Também sinto falta dos fins de semana, filminhos, feriadões, visitas de/aos amigos e parentes, tardes de sono, festas... mas o mestrado não pode significar o fim disso tudo! Nãooo mesmo! Aqui, aproveito para tomar também pra mim o conselho do Maurício: é uma questão de organização! De estabelecer prioridades, organizar a agenda...até que tudo volte a ser tão natural quanto antes. (é isso que eu falo pra mim todas as noites)
    E pensa que tudo tem seu lado bom, pelo menos a gente se conheceu e ainda vamos tomar meuitos chops juntas e dar risada...risada dos livros que estarão nos esperando em casa! bjss

    ResponderExcluir