quarta-feira, 8 de abril de 2009

Nomenclatura básica de Telépolis


Começa com microcomputador, ships, software, hardware, transistor, microprocessador, microeletronica, PC. Segue com ciberespaço, cibercultura, ciber isso, ciber aquilo, NTCs, redes telemáticas, espaços de fluxo, redes sociais, convergência, hipertexto, web 2.0, 3.0, base de dados... e vai indo para redes sociais, fotolog, blog, seguidores, twitter, retweet, hub, muds, newsgroups, BBs, RSS, feeds, gadjets, agregador, BBs, tags, interface, P2P, plataforma, indexação, interagentes, Utente. Ufa! Tem também IP, Igoogle, hemeroteca. E os conceitos de territorialização, desterritorialização, cybionte, tecnocultura, cibersocialidade. Realidade aumentada, wii...
Somos todos Ciber-flâneurs? Aqueles que vagam pelo espaço cibernético?
Precisamos saber todos estes nomezinhos?

2 comentários:

  1. eu aco que não há necessidade de saber tudo isso mas sinto que cada vez se torna mais importante entrar nesta esfera do ciber espaço...que está se tornando uma segunda natureza humana. que envolve e muda o pensamento eas açoes dos internautas e não internautas assim como a descoberta da escrita mudou a lógica dos humanos na época. Uma nova época uma nova mutação já ocorreu e não tem mais volta.

    ResponderExcluir
  2. Telépolis tem nomes e nomes.
    Pergunto: mouse, software, hardware, interface, internet, link, download e tantos outros nomes, que hoje fazem parte do nosso cotidiano, não causaram estranhamento? O 'mouse' é o exemplo mais interessante de todos. Lembra que sempre tinha alguém para traduzir literalmente e se perguntar o que é esse tal de rato? Além disso, o mouse tem todo esse simbolismo de permitir clicar nos ícones para poder utilizar os programas e navegar.
    Lembrei-me também que tem expressões importadas do mundo da informática que são muito usuais como deletar, resetar, inicializar...Já estamos em Telépolis há tempos e daqui alguns anos esse vocabulário será incorporado naturalmente. É claro que tem coisas que vão cair no esquecimento ou vão pertencer a discursos de especialistas.

    ResponderExcluir